Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

18/12/2018

Nutrição de precisão aumenta a produção leiteira em Campina da Lagoa

Nutrição de precisão aumenta a produção leiteira em Campina da Lagoa

Em Campina da Lagoa, município localizado na região centro-ocidental Paranaense, a pecuária de leite é atividade geradora de renda para muitas famílias rurais do município.

Dentro da atividade do leite, a nutrição dos animais gera custos de até 70% da renda obtida na propriedade, no entanto, é a forma mais eficiente de aumento da produção dos animais, além de garantir a sanidade do rebanho.  

Dentro das diversas práticas de manejo que o produtor de leite pode adotar para conseguir melhorar a eficiência alimentar, a nutrição de precisão é uma das que podem produzir efeitos mais significativos. 

O conceito se baseia na adoção de práticas na alimentação a fim de evitar desperdícios, tornando mais eficiente a utilização dos nutrientes pelos animais.

Pensando em reduzir custos e ao mesmo tempo garantir eficiência na produção dos seus animais, o agricultor familiar, Daniel Salvagnini, que é unidade de referência em produção leiteira acompanhado a mais de 20 anos pela equipe do instituto Emater, iniciou um trabalho de nutrição de precisão do seu rebanho, método desenvolvido pelo Instituto Agronômico do Paraná, Iapar.

Mensalmente o Produtor realiza o controle leiteiro, onde o leite individual dos animais é pesado, coletado uma amostra de leite de cada animal e enviado para a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandês, onde é avaliado vários parâmetros da qualidade do leite, bem como os índices zootécnicos do rebanho.

Em posse dos dados de produção dos animais, o técnico consegue estimar as exigências individuais de cada animal e elaborar uma dieta especifica levando-se em conta as particularidades de produção de cada vaca.

Desde que iniciamos o trabalho, o rebanho do produtor Daniel que hoje consta de 11 vacas em lactação, saltou de uma média de 19 para 24 litros por vaca dia. 

Conseguimos também fazer isso de forma econômica, temos animais com 37 litros de leite por dia recebendo 7 kg de concentrado no mesmo período, média que consideramos muito eficiente e principalmente, respeitando a saúde ruminal destes animais. Comenta a Médica Veterinária da Emater Ana Carolina.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Unidade Municipal Emater - Campina da Lagoa

Nutrição de precisão aumenta a produção leiteira em Campina da Lagoa
Nutrição de precisão aumenta a produção leiteira em Campina da Lagoa

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal