Campo Mourão, quarta-feira, 17 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

15/01/2019

Acicam: Balanço positivo de 2018 e boas expectativas para 2019

Acicam: Balanço positivo de 2018 e boas expectativas para 2019

A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), a mais antiga entidade empresarial do Município e do Vale do Piquirivaí, que tem cerca de 1.200 empresas de grande, médio e pequeno porte associadas, divulgou nesta segunda-feira, 14, uma avaliação das ações desenvolvidas ao longo de 2018. No comunicado, a entidade presidida por Alcir Rodrigues da Silva também manifesta otimismo em relação às expectativas para 2019.

A realização da Campanha de Valorização do Comércio Local em toda a mídia mourãoense, visando valorizar as empresas instaladas na cidade, marcou o início das atividades da Acicam no ano passado. Em maio, a entidade promoveu a tradicional campanha promocional do Dia das Mães, com o sorteio de vale-compras. Durante o ano, a Acicam ofereceu as empresas associadas treinamentos gratuitos de atendimento ao cliente – Projeto “Encantando Clientes” - , com o palestrante Roberto Recinella. Mais de 600 colaboradores e gestores de empresas locais participaram dos treinamentos.

O número de atendimentos realizados pela Acicam através de seus inúmeros serviços e parcerias também chama a atenção. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por exemplo, atendeu a 101.885 consultas em 2018. O convênio Unimed/Acicam conta com mais de 2.000 vidas. 

Na Junta Comercial foram realizados 5.573 atendimentos durante o ano passado, enquanto o Proe conta com mais de 18 mil estudantes inscritos. O Juizado Especial Federal atendeu mais de 860 atendimentos durante o ano. Mais de 650 títulos protestados pelo serviço “Protesto Fácil”, enquanto o serviço de  Certificado Digital teve um aumento de 15 por cento no período.

Foram ainda emitidos mais de 30 certificados de origem para a exportação de produtos e a Acicam realizou palestras sobre a Reforma Trabalhista e Convenção Coletiva de Trabalho, Atualização do E-Social e treinamentos intensivos para os contadores. Em todos os serviços prestados pela entidade houve um expressivo crescimento no número de atendimentos em 2018.

Uma vez mais, a Acicam esteve à frente da realização da campanha Acorda Comcam, que tem por objetivo maior assegurar representatividade política própria nas esferas estadual e federal. Três candidatos à deputado da região foram eleitos: Douglas Fabrício, Márcio Nunes (estaduais) e Rubens Bueno (federal) foram reeleitos.

As reuniões mensais da entidade tiveram a participação de muitos associados e de autoridades e outras lideranças convidadas, além de palestras motivacionais. Já o Conselho do Jovem Empresário (Conjove-Acicam) realizou reuniões semanais e promoveu diversas palestras em 2018. Quatro edições da Revista da Acicam foram publicadas no ano passado. Foram ainda realizadas várias reuniões com os empresários do comércio lojista sobre as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho.

Ações foram realizadas também em prol da Fundação Casa das Fraldas São José, que produziu 155.000 fraldas ao longo do ano passado. Por sua vez, o presidente da Acicam, Alcir Rodrigues da Silva, representou a entidade em diversos eventos e congressos da classe empresarial. Em especial, nas reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) e do Conselho de Segurança (Conseg), bem como de encontros diretamente com o Poder Público.

O encerramento das atividades de 2018 foi marcado pela realização da campanha “Natal - Sonho Dourado” em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), que cadastrou mais de 175 mil pessoas, com a distribuição de mais de R$ 500.000,00 em prêmios.

Outro momento marcante para a Acicam no ano passado foi a presença na entidade do então candidato ao Governo do Estado do Paraná, eleito em outubro, Ratinho Junior. Várias reivindicações foram apresentadas pela entidade.

Perspectivas

“Para 2019 é grande a nossa expectativa no sentido de manter a qualidade dos serviços já prestados. Queremos ainda aumentar o quadro social da entidade, organizar cursos de treinamento e aperfeiçoamento para a classe empresarial e realizar campanhas promocionais visando fidelizar nossos clientes e valorizar nosso comércio”, adianta Alcir Rodrigues. Ele acentua a intenção de promover ações em parceria com o poder público, a exemplo da campanha “Campo Mourão - Cidade Natal”, que destacou-se pela vasta programação e a decoração natalina – inclusive em bairros -, que destacou e engrandeceu a cidade.

Quanto ao governo estadual, a Acicam reivindicou e espera a execução urgente de uma Reforma Tributária, com a consequente redução dos impostos. Também quer investimento em Segurança Pública, com a contratação de mais policiais efetivos. A entidade pleiteou a execução de uma revisão de valores cobrados no pedágio e novos cursos superiores para a Unespar. Para a área da Saúde foi reivindicada especial atenção ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão, através da viabilização de recursos financeiros.

Quanto ao governo federal, a Acicam manifesta muita esperança e confiança nos nossos representantes. Também quer uma reforma tributária justa e uma reforma trabalhista que realmente contribua com os anseios da classe empresarial.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ACICAM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal