Campo Mourão, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

15/02/2019

Campo Mourão registra primeiro caso de dengue após 2 anos e 8 meses

Campo Mourão registra primeiro caso  de dengue após 2 anos e 8 meses

A Secretaria Municipal de Saúde registrou nesta semana o primeiro caso de dengue no município após dois anos e oito meses. A paciente infectada com o vírus é moradora do Jardim Flora. Há ainda outros quatro casos suspeitos cujos exames estão em análise. O setor de Endemias já fez os bloqueios no bairro onde houve o caso positivo e nos suspeitos, que vai incluir também pulverização.

O anúncio do caso positivo foi feito durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 14, pelo secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, o chefe do Setor de Endemias, Carlos Bezerra, a enfermeira responsável pela Epidemiologia, Edina Simão e o secretário de Comunicação Ricardo Borges.

“Ainda estamos verificando se o caso é autóctone ou importado, já que a costuma viajar para outro estado”, informou Bezerra. Ele lembra que mais preocupante que o caso positivo é o alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti no município (11,4 por cento) , o que representa alto risco de epidemia da doença.

“Na verdade desde o ano passado, quando aumentaram os índices de infestação, já estamos alertando a população a tomar as providências para eliminar criadouros do mosquito e agora a atenção deve ser redobrada porque o risco de epidemia é alto”, acrescentou Bezerra, ao lembrar que caso a pessoa contaminada seja picada pelo mosquito, o inseto transmitirá a doença para tantas quantas pessoas forem picadas por ele.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite outras doenças, como a febre chikungunya, a zika e febre amarela. A enfermeira Edina Simão lembra que todas as unidades de saúde estão abastecidas com vacinas contra febre amarela e quem não foi imunizado deve procurar as UBS.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Em caso de sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Campo Mourão registra primeiro caso  de dengue após 2 anos e 8 meses
Campo Mourão registra primeiro caso  de dengue após 2 anos e 8 meses

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal