Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

15/02/2019

Empossada nova mesa diretora da Codecam

Empossada nova mesa diretora da Codecam

Cerca de 50 instituições estiveram representadas na cerimônia de posse da nova mesa diretora do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mouro (Codecam), realizada na manhã desta sexta-feira (15/2), no auditório da Associação Comercial e Industrial do Município (Acicam). 

Criado em novembro de 2017, como resultado direto da mobilização da sociedade civil organizada, a entidade constitui-se em um órgão de cooperação e assessoramento do poder público. Tem por finalidade auxiliar a administração pública na análise, planejamento e tomada de decisões relativas ao desenvolvimento econômico da cidade, sem perder de vista o resguardo das competências dos demais conselhos temáticos existentes no Município.

O empresário Newton dos Santos (que já presidiu a Acicam na gestão 2014-2016) assumiu a presidência em substituição a Luís Marcos Mancebo Campos. Na vice-presidência continua Maria da Conceição Montans Baer e o cargo de secretária agora é ocupado pela advogada Dâmares Ferreira. O mandato da nova mesa diretora é de um ano (2019/2020).

Em seu pronunciamento, no novo presidente destacou que em sua atuação em entidades empresariais locais e de âmbito estadual constatou que resultados relevantes nos município só acontecem com o envolvimento altruísta da sociedade civil organizada junto ao poder público. “Em todas às grandes conquistas predomina a participação ativa da comunidade. A força não está no querer de um só. Ou de um querer isoladamente. É necessário somar os esforços coletivos”, acentuou.

Leal ressaltou ainda que relembrar, dar enfoque aos porquês do passado “não será motivador para os que vivem e querem empreender aqui. Precisamos sim concê-los para que possamos cumprir nossa missão assertivamente, trilhando novos caminhos  e alcançar melhores resultados. Se queremos resultados diferentes precisamos fazer a diferença, quebrando paradigmas, ajustando a novos conceitos”, observou.

Ao finalizar, foi enfático: “Senhores e senhoras que estão ligados à política partidária. Temos em torno de 65 mil eleitores em Campo Mourão para disputarem, mas uma só cidade para amarmos”.

 

Codecam
Trata-se de um conselho totalmente diferente dos demais existentes do Município pela amplitude da sua representatividade em termos da sociedade civil organizada, pela atuação em diferentes áreas estratégicas, pela forma de atuação e pelas propostas inovadoras e com metas definidas para médio e longo prazo.

A ideia da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico surgiu em Campo Mourão há mais de uma década, mas a proposta não foi adiante. Pouco tempo depois, Maringá adotou a ideia e criou o Codem, que teve participação decisiva no significativo salto de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida naquele Município. O órgão tem participação decisiva na tomada de decisões pela administração municipal de Maringá.

A retomada da ideia em Campo Mourão aconteceu há poucos anos com o surgimento do Fórum de Desenvolvimento. Na sequência, a proposta foi levada e encampada pelo Projeto Tâmara, desenvolvido pelo Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul. A partir daí aconteceu à mobilização e envolvimento de um número crescente de entidades locais, com o aprofundamento das discussões relacionadas à realidade do Município.

Indicadores oficiais sobre a realidade de Campo Mourão em várias áreas foram levantados e profundamente discutidos, especialistas foram trazidos para contribuir na busca dos melhores caminhos para Campo Mourão e inúmeras ações já foram realizadas, sempre norteadas pelas metas estabelecidas. 
   O Conselho de Desenvolvimento de Campo Mourão é a sociedade civil organizada atuando junto do poder público local.

Mais de 30 entidades de Campo Mourão tem participação ativa no conselho, que já tem em atuação quatro câmaras temáticas: Desenvolvimento Econômico em Saúde; Educação e Empreendedorismo; Indústria, Tecnologia e Inovação; Cultura e Turismo. Mais quatro câmaras temáticas estão em implantação: Agronegócios, Urbanismo e Infraestrutura, Comércio e de Serviços, Atração e/ou Captação de Recursos.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Empossada nova mesa diretora da Codecam
Empossada nova mesa diretora da Codecam
Empossada nova mesa diretora da Codecam
Empossada nova mesa diretora da Codecam

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal