Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

26/02/2019

Campo Mourão registra caso de meningite tipo B e Saúde adota procedimentos

Campo Mourão registra caso de meningite tipo B e Saúde adota procedimentos

Uma adolescente de 15 anos hospitalizada na Santa Casa na sexta-feira, dia 22, foi diagnosticada com a bactéria da meningite Tipo B. No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a 11ª Regional, foram comunicadas pelo hospital e adotaram procedimentos para medicar as pessoas com quem a paciente possa ter tido contatos íntimos ou com saliva, que são as formas de contágio da doença.

Como o caso provocou alarde entre pais de alunos e nas redes sociais, na tarde desta segunda-feira, 25, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos convidou o médico infectologista Rodolfo Poliseli, o chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Siqueira e a enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Edna Simão, para repassarem informações oficiais sobre o assunto.

“Estamos trabalhando para identificar a pessoa de quem a garota possa ter adquirido essa bactéria, que é transmitida por contato direto pela saliva”, informou o médico. “Não há razão para pânico, já foi feito o bloqueio com medicação das pessoas que tiveram contato direto, como namorado, familiares e colegas de turma”, esclareceu a enfermeira Edna Simão, ao conclamar que não sejam divulgadas informações falsas sobre o assunto.

Durante a coletiva ela também esclareceu que não foi registrado nenhum outro caso suspeito da doença. O último registro de meningite no município foi em 2016. As vacinas disponíveis na Rede Pública em todo o país é para Meningite tipo C. Já a B, que é o caso registrado, só há vacina disponível na rede privada.

“É um caso atípico, fora da nossa rotina e por isso todos os órgãos de saúde foram mobilizados, tomaram as providências cabíveis e adotaram os protocolos que o caso requer”, destacou o secretário Sérgio Henrique, ao acrescentar que os exames foram encaminhados para análise em Curitiba.

Segundo o Ministério da Saúde, o meningococo B não é o mais comum mas é um dos mais perigosos, especialmente em crianças até o segundo ano de vida. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, calafrios, alteração no estado mental, náuseas e rigidez de pescoço.

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal