Campo Mourão, terça-feira, 25 de junho de 2019 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

11/03/2019

Nova Cantu recebe a primeira Rota da Fé deste ano neste domingo

Nova Cantu recebe a primeira Rota da Fé deste ano neste domingo

A região da Comcam recebe neste domingo, 10, a 1ª edição da Rota da Fé, que tem como destino o município de Nova Cantu. Esta será a 56ª edição consecutiva do movimento, que teve início em 2007. São realizadas apenas 5 edições por ano.

Os organizadores esperam reunir em torno de 1,5 mil participantes. Os peregrinos visitarão vários atrativos religiosos, culturais e ambientais em Nova Cantu, entre eles a Igreja Nossa Senhora de Fátima e Gruta Nossa Senhora Aparecida. O evento contará com o plantio de mudas de árvores por pioneiros do município.

A saída dos peregrinos de Campo Mourão será da Catedral São José, onde todos se concentram a partir das 6h30 para o café da manhã. Em seguida recebem benção e seguem rumo a Roncador, onde se unirão a um ônibus de romeiros e seguem para Nova Cantu.

Há confirmação também de um ônibus com peregrinos de Mariluz. “Vamos sair de Roncador direto para gruta Nossa Senhora Aparecida, onde será feita a colhida pela comunidade local. Em seguida vamos sair peregrinando todos juntos, passando pela igreja Ucraína até a chegada a Igreja Nossa Senhora de Fátima”, falou Rubem Moyano, idealizador da Rota da Fé.

Na parte da manhã será celebrada uma missa no salão paroquial de Nova Cantu e após o almoço, os peregrinos conhecerão alguns atrativos naturais da cidade como cachoeiras e rios. “Quando terminarmos vamos fazer um lanche de confraternização no ambiente natural”, frisou.

Moyano comentou que a cidade de Nova Cantú foi o primeiro município da região onde se instalaram os jesuítas e depois seguiram para Fênix. “É uma cidade muito rica em história”, frisou. Ele destacou o crescimento da Rota da Fé como passar dos anos. “O movimento já ultrapassou as barreiras do país”, afirmou.

Durante o evento, os peregrinos percorrerão alguns trechos a pé e de ônibus, acompanhados também por equipes de saúde, para o caso de alguém precisar de apoio. “A Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com objetivo de visitar lugares sagrados, diferentes culturas, costumes locais, gastronomia das comunidades por onde passa e ter contato direto com a natureza”, ressaltou Moyano.

O movimento de romeiros acontece a cada dois meses, partindo da Catedral de São José da Cidade de Campo Mourão e visita, no mínimo dois municípios, passando por lugares sagrados, do rito católico, ucraniano e evangélico. O movimento tem por finalidade oferecer aos romeiros um programa intenso durante o dia, constituindo-se de caminhadas a pé, orações, reflexões, penitencias e celebrações. Além de uma sadia prática religiosa que envolve, principalmente, as famílias, tanto dos romeiros, quanto dos anfitriões nas comunidades, o evento é uma prática do turismo religioso e sustentável.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | TRIBUNA DO INTERIOR - WALTER PEREIRA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal