Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

11/03/2019

I Encontro da Mulher Rural & Urbana é realizado em Barbosa Ferraz

I Encontro da Mulher Rural & Urbana é realizado em Barbosa Ferraz

Mulheres barbosenses tiveram uma tarde diferenciada neste 8 de março - Dia Internacional da Mulher - com o 1º Encontro da Mulher Rural & Urbana de Barbosa Ferraz, que reuniu mais de 150 mulheres na Casa da Cultura.

A abertura oficial  foi feita pelo Prefeito Edenilson Miliossi, que na oportunidade agradeceu a presença e parabenizou as mulheres pela passagem do seu dia, por suas conquistas, e que hoje elas tem o seu lugar e podem fazer o que quiser, mas lembrou que isso é resultado de inúmeras batalhas e que portanto, é dever de todas, aqui no presente, pensar no mundo que querem deixar para as próximas gerações de mulheres.

Sobre “Saúde da Mulher”, a Farmacêutica Silvia Aparecida dos Santos Pereira, esclareceu dúvidas sobre métodos contraceptivos; câncer de mama e colo uterino; sinais e sintomas da menopausa e demais problemas ginecológicos e, principalmente sobre os cuidados preventivos com a saúde e da importância de “ouvir os sinais que o corpo dá”, indicando se algo está errado. Falou do “Empoderamento Feminino” e da capacidade que as mulheres tem de provocar em si mesmas as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer. Ao final, pediu vigilância e união entre as mulheres para enfrentar as barbáries e as várias formas de violência contra a mulher na sociedade atual.

A palestrante Flávia Martins de Oliveira - Gerente Cresol local falou que Pronaf-Mulher é uma linha de crédito de investimento para atender às necessidades da mulher produtora rural, sendo possível financiar à construção, reforma ou ampliação de benfeitorias e instalações na propriedade rural; aquisição máquinas, equipamentos e implementos; aquisição de matrizes, formação e recuperação de pastagens, proteção e correção do solo e etc. Respondeu a perguntas das participantes e ao final deixou seu recado dizendo e que o objetivo maior é estimular o lado empreendedor da mulher rural.

Alunos da Escola de Música da APAE de Barbosa Ferraz - regidos pelas professoras: Dilma Stecanella e Luciana Croti - fizeram uma emocionante homenagem às mulheres e encerraram a apresentação com a execução da música: “Aleluia”. Isso levantou o ânimo de todas que retribuíram, em pé, com uma forte salva de palmas. Na sequência, foi servido um delicioso café da tarde com entrega de rosas, sorteio de vários brindes e leitura da mensagem alusiva ao dia.

O extensionista local da Emater– Marcos Roberto de Brito disse que a maioria dos empreendimentos rurais tem a participação maciça de mulheres, e hoje, além de promover momentos de integração, a proposta da extensão rural é de estimular a autonomia e criar um momento de discussão e troca de informações, visando o “empoderamento das mulheres rurais”.

Uma das participantes, Zuleica de Araújo - produtora rural - contou que estava gostando de participar, porque foi possível encontrar as amigas, conversar, se divertir e ainda aprender algo novo. Para ela é sempre bom sair da rotina e fazer algo diferente.

No encerramento, o extensionista Rafael Piovezan agradeceu a presença de todas e reforçou o papel fundamental da mulher na sociedade como: mãe, esposa, trabalhadora e dona de casa.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

I Encontro da Mulher Rural & Urbana é realizado em Barbosa Ferraz
I Encontro da Mulher Rural & Urbana é realizado em Barbosa Ferraz
I Encontro da Mulher Rural & Urbana é realizado em Barbosa Ferraz
I Encontro da Mulher Rural & Urbana é realizado em Barbosa Ferraz

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal