Campo Mourão, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

26/03/2019

Saúde de Campo Mourão retoma exames preventivos do câncer do colo de útero nesta quarta, dia 27

Saúde de Campo Mourão retoma exames preventivos do câncer do colo de útero nesta quarta, dia 27

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Mourão estarão abertas na próxima quarta-feira, 31, das 16h30 às 20h30, para mais uma campanha preventiva do Câncer do Colo do Útero e de Mama. Nas campanhas de preventivo são realizados exames de citologia oncótica em mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual. Também serão solicitados exames preventivos do câncer de mama para mulheres entre 50 e 69 anos.

A ação desta quarta-feira marca a retomada da campanha este ano, que já tem um calendário definido pela Secretaria Municipal de Saúde até o fim do ano. “O câncer de mama pode ser diagnosticado em sua fase inicial, garantindo um tratamento menos agressivo e aumentando a possibilidade de cura. Mulheres fora dessa faixa etária (50 a 69 anos) com risco elevado de câncer de mama devem procurar atendimento médico para avaliação e definição da conduta”, explica a coordenadora geral do Programa Estratégia Saúde da Família, Suelen Lima.

Ela lembra que é necessário levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. Para fazer o exame do colo do útero a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) 48 horas antes e também evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nesse período. Outra recomendação é que a mulher não esteja no período menstrual. Grávidas também podem submeter-se ao exame, sem prejuízo para a saúde ou a do bebê.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal