Campo Mourão, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

18/04/2019

APAE comemora 45 anos em Campo Mourão

APAE comemora 45 anos em Campo Mourão

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Mourão, completa nesta quarta-feira, 17, 45 anos de história, em Campo Mourão. Foi fundada em 17 de abril de 1974, em uma reunião realizada na Câmara Municipal de Campo Mourão. Em 1977 foi criada a Escola de Educação Especial (Josephina Wendling Nunes), atendendo em uma casa de madeira. Em 1978, passou a atender em endereço próprio, com terreno cedido pelo Município de Campo Mourão. Em 1997 foi adquirido um terreno de 80 mil metros, onde foi instalada a APAE Rural. Atualmente são atendidas em torno de 600 pessoas, com deficiência intelectual e múltipla.

A APAE tem como missão promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio as famílias, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade igualitária e solidária. Estiveram presentes na solenidade a Presidente da APAE Campo Mourão, Jucy Angela Cristófoli; a diretora da Escola Vanessa Piassa Costa, a Secretária da Ação Social Fabrícia Bronzel (representando o prefeito Tauillo Tezelli), o representante do Conselho Regional das APAES, Ireno dos Reis Pereira e Ivone Maggioni Fiore, assistente social; Olivino Custódio (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores); bem como o Padre Ricardo Arica (que procedeu a benção), Cicera Fernandes (Núcleo Regional de Educação), Tania Caetano (Secretaria da Educação), Liara Alavarse (Representante da Promotoria) e Sergio Henrique dos Santos (Secretaria da Saúde) e outras atividades representando vários setores locais, regionais e estaduais.

Representando o Conselho Regional, Ireno dos Reis Pereira relatou uma questão observada recentemente em um dos eventos estaduais das APAES, onde era observada a presença de alunos da entidade no mercado de trabalho, em tarefas nas quais os mesmos estejam preparados para atuar. Jucy, presidente, destacou o momento vivido, na comemoração dos 45 anos, e a importância do atendimento da entidade na cidade durante estes anos. O atendimento, nas áreas médica e de assistência social, hoje chega há praticamente duas mil pessoas, já que também são atendidos os familiares das pessoas com deficiência.

“A história começou lá atrás, com uma das fundadoras, a Dona Mariquinha, pioneira, indo até as casas, verificando a presença de pessoas com deficiência para que fossem atendidas, oferecendo uma nova opção; e assim deixamos nossos agradecimentos, e também a outros diversos outros segmentos, como o Município, que por meio das secretarias tem nos ajudado muito, o Núcleo Regional de Educação, a Promotoria, pela colaboração com os trabalhos desenvolvidos pela entidade, por que só assim temos sustentação e norte por meio das diretivas. Fica a gratidão também aos nossos funcionários, professores, apoiadores, colaboradores e as famílias pela parceria, bem como aos nossos 24 colaboradores na diretoria, que exercem um trabalho voluntário”, destaca. Jucy afirma que 130 funcionários trabalham hoje na APAE em Campo Mourão. Durante o evento marcante de aniversário, a ex-aluna e defensora Maria Senhorinha entoou o Hino das APAES, junto com o músico Luiz Antonio Bergonso. No final, foi saboreado pelos presentes um bolo comemorativo aos 45 anos da APAE Campo Mourão.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

APAE comemora 45 anos em Campo Mourão
APAE comemora 45 anos em Campo Mourão
APAE comemora 45 anos em Campo Mourão
APAE comemora 45 anos em Campo Mourão
APAE comemora 45 anos em Campo Mourão
APAE comemora 45 anos em Campo Mourão
APAE comemora 45 anos em Campo Mourão
APAE comemora 45 anos em Campo Mourão
APAE comemora 45 anos em Campo Mourão

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal