Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

25/04/2019

11ª Regional de Saúde segue em alerta contra febre amarela

11ª Regional de Saúde segue em alerta contra febre amarela

Mesmo sem nenhum caso confirmado, a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, segue em alerta em toda a região da Comcam contra a febre amarela. Do início do ano até agora foram feitas 04 notificações na região sendo duas descartadas e outras duas indeterminadas.

A recomendação da 11ª Regional de Saúde é que todas as pessoas tomem a vacina, para prevenir a febre amarela, pois o vírus está circulando no Estado. Até o momento são 15 casos confirmados e 85 ocorrências em investigação, 269 já foram descartadas. De acordo com os dados, na região da Comcam a cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano alcançou neste ano índice de 113,45%, a média no Paraná é de 99,41%.

Conforme o chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira, a vacinação contra a febre amarela foi intensificada em toda a região desde o início deste ano. “A recomendação continua sendo a de que todas as pessoas tomem a vacina para prevenir contra a doença. O vírus está circulando no Estado, embora não tenhamos casos na região, não estamos livres deste perigo”, argumentou.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), os municípios com casos confirmados da doença são Paranaguá, Antonina, Morretes, Adrianópolis, Campina Grande do Sul, Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais. As epizootias continuam sendo 05 confirmadas em Antonina, Morretes, Paranaguá, São José do Pinhais e Castro. Outras 32 ocorrências estão em investigação.

Siqueira ressalta que a vacinação é o meio mais eficaz de prevenir a doença. “A orientação principal é incentivar a prevenção por meio da vacinação. Conversar com famílias, amigos e colegas de trabalho para lembrar da importância da vacinação”, orientou.

Todas as pessoas devem se vacinar, mas o alerta principal é para aquelas que residem em áreas de matas e rios, ou que fazem atividades como trilhas, pesca e acampamentos rurais. Quem for visitar esses locais, deve procurar a unidade de saúde mais próxima com no mínimo 10 dias de antecedência da viagem. Esse é o tempo necessário para garantir a devida imunização contra a doença.

Siqueira lembrou que é necessária apenas uma dose da vacina para garantir a imunidade por toda a vida. A vacinação está disponível em todas as cidades do Estado nas unidades de saúde. A vacina é indicada para crianças a partir dos 9 meses e adultos até os 59 anos. Para gestantes, mulheres que amamentam, crianças até 9 meses de idade, adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos, a recomendação é que só sejam vacinados com a avaliação de um profissional de saúde.

“A recomendação é para que a população busque a unidade de saúde mais próxima da sua casa e tome a vacina contra a doença”, reforçou Siqueira, ao demonstrar preocupação com algumas pessoas que não querem se vacinar. “A vacina é segura é a única forma eficaz de proteger a população”, argumentou.

Febre Amarela

A febre amarela silvestre é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo vírus da febre amarela. Ela é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogos a pessoas não vacinadas que adentram áreas rurais, matas, rios, parques, reservas ou localidades que já tem casos confirmados da doença. A forma urbana da doença é quando ocorre transmissão da mesma pelo Aedes aegypti e não ocorre desde 1942.

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, dor abdominal: ou seja se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue. A febre amarela pode ter evolução rápida, em cerca de 10% dos casos, para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal. Por isso a importância de identificar a doença precocemente para realizar os cuidados médicos necessários.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Tribuna do Interior | por: Walter Pereira

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal