Campo Mourão, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Eventos

27/05/2019

4º Fórum de Acessibilidade ocorre na UTFPR de Campo Mourão

4º Fórum de Acessibilidade ocorre na UTFPR de Campo Mourão

O Crea-PR (Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná) realiza na tarde desta segunda-feira, 27, das 14h às 18h, o 4º Fórum de Acessibilidade no anfiteatro da UTFPR de Campo Mourão. No encontro, haverá três palestras: "Acessibilidade no espaço público", "Tecnologias assistivas" e "Acessibilidade - Leis e normas - conscientização". A idéia é difundir as legislações e normativas vigentes sobre acessibilidade no País, além de definir ações conjuntas entre as empresas e profissionais da área.

O evento também incentiva a implantação de políticas públicas de acessibilidade; atualiza os profissionais; apresenta as oportunidades de atuação e busca o comprometimento das autoridades municipais, estaduais e federais para as questões que envolvem a acessibilidade.

O 4º Fórum de Acessibilidade do Crea-PR já foi realizado em Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava. A programação segue até agosto pelos municípios de Arapongas, Toledo, Bandeirantes e Pato Branco. Os participantes são Engenheiros e estudantes de Engenharia, Ministério Público, Tribunal de Contas, Câmara Municipal, Prefeitura, associações e Ongs que atuam em defesa das pessoas com deficiência.

Manual de Acessibilidade

No evento, será apresentado o Manual Prático de Acessibilidade lançado no 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, realizado em fevereiro deste ano. O manual, que auxilia os profissionais em seus projetos, está disponível no site: http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=1070.

A publicação tem por base estudos sobre acessibilidade gerados pelo Crea de Santa Catarina, Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM),  Lei da Inclusão, nº 13.146/2015, NBR9050 e também por municípios. O manual foi elaborado em 2018 pela Comissão Temática de Acessibilidade e Equipamentos (Ctae), do Confea.

O Crea-PR também tem disponível em seu site o Guia Prático para Projeto de Adaptações e Novas Normas e o Caderno Técnico de Acessibilidade nos links abaixo:

http://www.crea-pr.org.br/ws/cartilha-de-acessibilidade-confea

http://www.crea-pr.org.br/ws/wp-content/uploads/2016/12/acessibilidade.pdf

Serviço

4º Fórum de Acessibilidade             

Data:27/05
Horário:das 14h às 18h
Local: anfiteatro da UTFPR, Campo Mourão

Credenciamento: às 13h30

Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este  ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. A Regional Maringá contempla 112 municípios, conta com aproximadamente 9 mil profissionais habilitados e três mil empresas registradas. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal