Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

03/06/2019

Infestação do mosquito Aedes aegypti cai, mas índice ainda é alto: 5,40% no município de Campo Mourão

Infestação do mosquito Aedes aegypti cai, mas índice ainda é alto: 5,40% no município de Campo Mourão

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA) realizado na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde apontou um índice de 5,40 por cento de infestação. Esse levantamento demonstra uma queda em relação à última verificação, realizada em março, que apontou 6,55% de infestação.

Mesmo assim o índice é considerado alto, já que o aceitável pelo Ministério da Saúde é abaixo de um por cento. Além disso, a cidade contabiliza 190 casos positivos de dengue, o que significa que com esse índice de infestação o risco de epidemia ainda é alto.

Das 36 localidades analisadas, o Tropical I, que inclui o Jardim América, teve o maior índice de infestação: 15,22 por cento, seguido do Jardim Nossa Senhora Aparecida (Silvana), com 12,12 por cento.  Nos jardins Santa Nilce, Cocapabana, Capricórnio, Estádio Municipal e Flora não foram encontrados focos.

Dos 1.769 imóveis verificados, em 96 foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, a maioria em residências (74 por cento). Os principais criadouros são piscinas, tambores, tanques, poço e lona plástica e lixo doméstico a céu aberto nos quintais, como sucatas e reciclados.

O presidente do Comitê Gestor, Carlos Bezerra, adverte que a queda no índice de infestação ainda não é motivo para comemoração. “Continuam as ações diárias de combate com os agentes de endemias onde foram encontrados focos. A população precisa colaborar para evitar uma epidemia”, alerta.

A amostragem do LIRA serve de base para o trabalho de combate ao mosquito. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal