Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

04/06/2019

Benefícios da CCT do comércio de Campo Mourão para as empresas em dia com sindicato empresarial

Benefícios da CCT do comércio de Campo Mourão para as empresas em dia com sindicato empresarial

Os empresários do ramo comercial de Campo Mourão e também da região, bem como os  seus contadores, estão sendo orientados de que conquistas estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor estão garantidas exclusivamente as empresas sindicalizadas e em dia com o pagamento da contribuição assistencial.

Entre os avanços assegurados as empresas do setor na CCT, garantidos pelo Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região (Sindicam), estão à abertura em datas e horário especiais. Por exemplo, o funcionamento à noite e até em finais de semana no período que antecede o Natal. 

A CCT também garante horário especial para o comércio lojista para o Dia das Mães e o Dia dos Pais. Outra conquista garantida pelo Sindicam foi a abertura do comércio em horário especial – das 9 às 17 horas – nos dois primeiros sábados de cada mês;

As conquistas estão asseguradas exclusivamente as empresa comerciais sindicalizadas dos 24 municípios que integram a base territorial do Sindicam: Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luziana, Mamborê, Mariluz, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Roncador e Ubiratã.

Justiça

“Trata-se de uma questão de justiça. Não tem lógica ou coerência empresas que se negam a se associar e a contribuir com o sindicato que representa o setor patronal na negociação da CCT e em outras ações desfrutarem das conquistas em que nada ajudaram”, explica o presidente do Sindicam, Nelson Bizoto.

O líder empresarial acentua ainda que o sindicato mantém toda uma estrutura para garantir que o comércio seja representado a altura e defenda os interesses do setor. O Sindicam é ligado a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio). Na negociação anual da CCT, por exemplo, a entidade utiliza os serviços de advogados e o apoio da entidade estadual.

“Empresas que não valorizam a entidade que representa o setor não podem ter o mesmo tratamento que os comerciantes que participam do sindicato, que não se omitem quanto ao pagamento da contribuição anual”, conclui Nelson Bizoto.

A CCT 2019-2020 está em negociação entre o Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região (Sindicam) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecam). Um rol de mais de 100 reivindicações foi apresentado pelo sindicato laboral, inclusive de reajuste salarial bem expressivo. 

E é o Sindicam que representa a classe patronal nas negociações para que a CCT reflita a realidade da economia nacional e se constitua em instrumento de consolidação do comércio, não inviabilizando a atividade.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal