Campo Mourão, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

05/06/2019

Qualidade da água é prioridade em ações do Instituto Emater em Roncador

Qualidade da água é prioridade em ações do Instituto Emater em Roncador

Levando-se em consideração que uma boa qualidade da água está ligada diretamente à saúde humana, o Instituto Emater vem priorizando ações nesse sentido de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar.

O grupo atendido trata-se dos beneficiários do projeto “Renda Agricultor Familiar” pertencente ao Programa Família Paranaense, composto por famílias de agricultores familiares em situação de vulnerabilidade social residentes nas comunidades Alto São João, Rio das Barras, Mandaçaia e Beira Rio.

Em visitas às comunidades a extensionista da Emater, observou que a maioria utiliza água para o consumo proveniente de nascentes desprotegidas. Além disso, não utilizam tratamento adequado da água como por exemplo a filtragem, fervura ou hipoclorito de sódio.

Nesse sentido, várias ações foram planejadas pela Emater de modo a conscientizar o grupo para os problemas causados pela água contaminada, sempre em parceria com a Secretaria de Agricultura do município, Secretaria de Ação Social, representada pelo CRAS Alto São João, Secretaria de Saúde, representada pelo Posto de Saúde do distrito Alto São João e Vigilância Sanitária.

A primeira ação tratou-se de uma reunião com o grupo, que ocorreu no dia 11 de abril de 2019, tratando sobre a contaminação da água e os diversos agentes patogênicos que provocam doenças como a hepatite, cólera, diarreia, tifo, giardíase e outras que podem causar danos para a saúde, inclusive levar a morte, e também foi tratado sobre as diversas formas de tratamento da água, já citadas.

A partir dessa primeira ação houve demanda do grupo pela solução de hipoclorito de sódio que é distribuída pela secretaria Municipal de Saúde para ser usada para desinfetar a água para o consumo humano, em 09 de maio de 2019 foi realizada uma reunião com agentes Comunitárias de Saúde com o objetivo de reforçar a distribuição do hipoclorito de sódio bem como a orientação correta quanto ao seu uso.

Outra parceria com a Secretaria de Agricultura buscou a doação do material necessário para a realização de proteção de nascentes, assim foi realizada no dia 10 de Maio visitas a 4 nascentes a serem protegidas que foram escolhidas como prioritárias por atenderem um maior número de famílias, nas visitas foi realizado levantamento de materiais necessários, condições de acesso, bem como conscientizar os moradores para a participação nos trabalhos de proteção de nascente.

De acordo com a extensionista local, Marinalva Oliveira, “a participação dos moradores locais é importante no sentido de se conscientizar sobre a importância da água de qualidade, e ao participar do processo da proteção de nascente na prática, eles poderão replicar a técnica em outras propriedades, beneficiando assim outras famílias”.

No mês de maio, dia 21, foi realizada em parceria entre a Emater e Secretarias de Agricultura e Assistência Social, a primeira proteção de nascente do grupo, localizada na comunidade rural de Beira Rio, beneficiará cerca de 10 famílias.

A ideia é que o projeto de proteção de nascentes continue e beneficie mais famílias, já que grande parte do grupo consome água de fontes desprotegidas, causando grande risco de transmissão de doenças, foi realizada também pela Vigilância Sanitária coleta de água das nascentes a serem protegidas, para realizar acompanhamento da qualidade da água realizando coletas de água antes de depois da realização das proteções de nascentes.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | UNIDADE LOCAL EMATER DE RONCADOR

Qualidade da água é prioridade em ações do Instituto Emater em Roncador
Qualidade da água é prioridade em ações do Instituto Emater em Roncador
Qualidade da água é prioridade em ações do Instituto Emater em Roncador
Qualidade da água é prioridade em ações do Instituto Emater em Roncador
Qualidade da água é prioridade em ações do Instituto Emater em Roncador

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal