Campo Mourão, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

12/06/2019

C. Mourão entre as cinco cidades paranaense com mais projetos aprovados no Edital Sinapse da Inovação

C. Mourão entre as cinco cidades paranaense com mais projetos aprovados no Edital Sinapse da Inovação

Com 48 municípios do Estado do Paraná submetendo projetos de inovação tecnológica no Estado, Campo Mourão ficou em quarto lugar no Edital Sinapse de Inovação, com 17 projetos aprovados de um total de 300.

Foram 1851 projetos submetidos ao edital, que vai aportar até R$ 40 mil a fundo perdido nos projetos, além de importantes capacitações e conexões para transformá-los em negócios. Todos os projetos envolvem inovação para solucionar alguma demanda nos eixos de Tecnologia da Informação, Gestão, Saúde e Bem Estar; e biotecnologia, entre outros setores.

Dentre os 17 projetos aprovados em Campo Mourão, 13 são da UTFPR. São projetos como dos alunos Sérgio Correia da Silva, com o Projeto “Sangue Bom”, voltado para gestão de hemonúcleos e campanhas de doação de sangue, que surgiu no EmpreendeWeek em 2017; e o “New Happen”, plataforma desenvolvida também por alunos que visa atuar como um “hub” de promoção da saúde mental.

Outro que também é fruto do EmpreeendeWeek de 2018 é o Projeto Solutteam – Soluções para o Procon, vencedor do primeiro Hackathon Procon realizado em Campo Mourão, que busca automatizar o processo de cálculo das multas da entidade.

Além dos alunos, há também empreendedores e pesquisadores mourãoenses não vinculados a Universidade que tiveram projetos aprovados. Esse é o caso da empreendedora Angelívia Gregório, com o projeto “Biotex Inovação”, e Cristian Coelho, com o projeto de proteínas e fertilizantes renováveis.

O Diretor de Relações Empresariais da UTFPR, Rafael Pequito, destaca que esta instituição mourãoense participou de forma bem efetiva desta primeira edição deste Programa Sinapse da Inovação no Estado do Paraná. “Conseguimos que 13 projetos fossem aprovados na primeira fase da seleção do programa, com projetos de alunos, egressos e servidores. O Programa Sinapse estimula a formação de novos negócios e vai de encontro com as ações da UTFPR através de seu programa de empreendedorismo e inovação”, conclui.

Na avaliação do diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma, o número coloca Campo Mourão à frente de cidades com muito mais tradição na inovação e no empreendedorismo. “Porém, principalmente nos mostra também que os resultados de ações de fomento à inovação entre os jovens podem dar resultados mais rápidos do que às vezes imaginamos, além de revelar um grande potencial socioeconômico para o município”, afirma.

As próximas fases deverão ocorrer ainda este ano, e a lista final deverá selecionar apenas 100 projetos para receber os investimentos. O Programa Sinapse da Inovação é promovido pelo Governo do Estado do Paraná e Fundação Araucária.    

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal