Campo Mourão, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

10/07/2019

Caça ao Tesouro somou maior pontuação entre os projetos contemplados pela prefeitura de C. Mourão

Caça ao Tesouro somou maior pontuação entre os projetos contemplados pela prefeitura de C. Mourão

Apresentado pela escritora Prescila Francioli, o projeto “Caça ao Tesouro Literário” foi o que alcançou maior pontuação entre os oito projetos contemplados este ano pela prefeitura de Campo Mourão, através da Fundação Cultural/Secretaria Especial de Cultura, com o repasse de recursos pela Lei de Incentivo à Cultura. A primeira parcela foi liberada nesta segunda-feira, 08, em solenidade que aconteceu na Estação da Luz “Dom Eliseu Simões Mendes”, na sala da Academia Mourãoense de Letras.

Prescila Francioli, que é autora dos livros “Retratos de Uma Vida” e “Fogo e Chuva”, observa que o seu o projeto leva em conta que um talento guardado é apenas um talento. Já um talento compartilhado é o  germinar de novos talentos. “Esse é o principal objetivo do projeto Caça ao Tesouro Literário: encontrar crianças que possuem o dom de escrever e lapidá-las para, quem sabe, no futuro se tornem grandes escritores da literatura brasileira, através de um jogo real”, explica.

A ação tem também o objetivo de mostrar as crianças participantes que a vida acontece fora do mundo dos vídeos games, dos teclados de computador e celulares e das telas de TV e que o jogo da vida real pode ser mais interessante.

Concepção

A escritora destaca que a criação do projeto Caça ao Tesouro Literário foi motivada pelas constantes mensagens de crianças e adolescentes perguntando a ela como se dá a concepção de um livro. Percebendo a curiosidade e a expressão do desejo de muitos de participarem da concepção de um livro, nasceu a ideia de envolver crianças e adolescentes - de 10 a 15 anos - no projeto do livro que está escrevendo para essa idade. 

Na avaliação da autora do projeto, a utilização do jogo competitivo e da participação criativa dos discentes para concluir cada capítulo do livro possibilitará a eles desenvolver a criatividade, melhorar a auto estima, desenvolver estratégias para conseguir encontrar mais páginas que os demais, desenvolver a interação com os colegas, aprender a se sociabilizar com alunos que são de outras salas. 

“O papel social do projeto é inegável, uma vez que o projeto será desenvolvido em várias escolas. Ao final, os vencedores de cada colégio competirão entre si, proporcionando a oportunidade de sair de seu habitat natural, conhecer e interagir com novos colegas”, explica Francioli.

Os estudantes competirão entre salas e entre colégios e haverá classificação de primeiro, segundo e terceiro lugares. O segundo e terceiro lugar receberão troféu  e exemplares do livro. O primeiro lugar receberá troféu, exemplar do livro e assinará o livro juntamente com a escritora Prescila Francioli, que é a proponente do projeto. Também participarão junto com a escritora da cerimônia de lançamento, autografando o livro e recebendo os convidados. Todos os participantes do projeto receberão medalha de participação.

O projeto “Caça ao Tesouro Literário” será realizado através da Lei de Incentivo à Cultura e com o apoio da Fundação Cultural de Campo Mourão, Secretaria Especial de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Campo Mourão – Trabalho Pra Valer.

A Lei de Incentivo à Cultura foi instituída em 20 de fevereiro de 1998, com o objetivo de democratizar o acesso aos bens culturais e promover os artistas locais. A iniciativa foi da então vereadora Maria Dolores Barrinuevo Alves (“Lole”).

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Caça ao Tesouro somou maior pontuação entre os projetos contemplados pela prefeitura de C. Mourão
Caça ao Tesouro somou maior pontuação entre os projetos contemplados pela prefeitura de C. Mourão

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal