Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Eventos

11/07/2019

Fecomércio presta homenagem a Carlos Tagliari nesta sexta, 12, em Curitiba

Fecomércio presta homenagem a Carlos Tagliari nesta sexta, 12, em Curitiba

À frente da Casa Tapi – Materiais Esportivos e Uniformes há 45 anos, o empresário e conhecido esportista Carlos Tagliari, de Campo Mourão, recebe nesta sexta-feira, 12, em Curitiba, o Troféu Guerreio do Comércio do Paraná. Ele será o 14º empresário do Vale do Piquirivaí a receber a honraria, instituída em 2006 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

Na cerimônia, que vai acontecer nos salões do Centro de Eventos Expo Unimed, a partir das 19h30min, a entidade estadual vai homenagear 47 empresários da capital e do interior do Paraná com a outorga da honraria. Os “Guerreiros do Comércio” são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial.

Com o prêmio, a Fecomércio PR tem o objetivo de destacar os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudam a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos.

Desde que o prêmio foi criado, 633 empresários – de um total de 500 mil empresas paranaenses – foram homenageados. Na cerimônia também será feita a entrega da comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná a três personalidades do estado: o jurista Eduardo Rocha Virmond, o senador Oriovisto Guimarães e o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço.

Instituída há 51 anos, a comenda foi entregue a apenas 26 personalidades. Os homenageados recebem medalhas no formato da Cruz de Malta – um desenho formado por oito pontas –, que representa uma pessoa observadora, confiável, inventiva, habilidosa, distinta, sábia, perseverante e encorajadora.

A cerimônia

Será a 14ª edição da premiação e a cerimônia – que todos os anos reúne em torno de mil empresários, autoridades e lideranças paranaenses e nacionais – vai acontecer no com patrocínio da Caixa Econômica Federal. O evento comemora o transcurso do Dia do Comerciante.

Uma vez mais, a cerimônia – que acontece sempre no mês de julho – terá a participação de uma caravana de Campo Mourão. A expectativa é de que, neste ano, o evento terá a maior participação de mourãoenses de todas as edições da premiação. Está confirmada a ida de familiares, lideranças empresariais, autoridades, esportistas e outros convidados.

Carlos Tagliari subirá ao palco para receber a honraria acompanhado do presidente do Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região (Sindicam), Nelson Bizoto.

Neste ano, a Fecomércio vai homenagear empresários de Apucarana, Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Paranaguá, Pato Branco, Pinhais, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

O homenageado

Carlos Augusto Tagliari e sua família têm longa tradição no comércio, embora sejam mais conhecidos em Campo Mourão e no Paraná pela atuação destacada no esporte: o futsal. A Associação Tagliari fez história no cenário esportivo paranaense, com a conquista dos principais títulos estaduais. Por longo tempo manteve a hegemonia no futsal de Campo Mourão e em diversas oportunidades representou o Paraná em competições nacionais. 

Isso numa época em que se jogava por amor a camisa, não se “importavam” atletas e a família custeava todas as despesas da equipe. A família chegou a construir uma quadra poliesportiva no centro de Campo Mourão. Foi a Associação Tagliari, motivo de orgulho dos mourãoenses, que pela primeira vez projetou a cidade em âmbito estadual.

Mas a tradicional família escreveu sua história também no comércio. Na cidade teve casa de carnes, participou da sociedade em discoteque e em outros empreendimentos. Por longos anos, o pai e os filhos atuaram na compra e venda de suínos, transportando os animais para São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

Em março de 1974, o filho Carlos Tagliari e o professor de Educação Física Vicente Piazza Filho instalaram a primeira loja da cidade especializada em materiais esportivos: a Casa Tapi. Decorridos 45 anos, a loja é referência em Campo Mourão e na região quanto à oferta de materiais esportivos para diversas modalidades esportivas, linha fitness, fabricação de fardamentos esportivos, uniformes escolares, troféus, medalhas e placas de homenagem. A empresa conta atualmente com 14 colaboradores diretos.

Carlos Tagliari tem 69 anos, é casado com Lori Pasinato e pai de Carla Cristina. Ele é o terceiro filho do casal Itacyr (in memorian) – Íris Tagliari: Wanderley (in memorian), Itamar, Carlos, Sônia e Luiz Carlos (in memorian).

Galeria de Guerreiros

O empresário Álvaro Machado, sócio proprietário do Paraná Supermercados e do Tonello Business Hotel, foi o primeiro mourãoense a conquistar o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná, em 2006. 

Nos anos seguintes foram homenageados: Geraldo Sebastião dos Santos – Panificadora Fiorella, Cine Max e Arenas Metais (2007), Jair Francisco Gitahy e Dulce Aparecida Gitahy Ferreira – Super Magazine Sapataria Paulista (2008), Celso Pereira – Lojas Riolar (2009), Marco Aurélio Weiller – Rede Marcfarma (2010), Ivone de Lourdes Capristo Malho – Paraná Diesel Veículos (2011), Paulo Antônio Marques Carreira – Supermercados Carreira (2012), Adalberto Ronauro Alves de Gouveia - Gouveia – Ótica, Joias e Relógios (2013), Devanir Silvério - Deck’s Fashion Comércio Varejista de Calçados e Confecções, de Goioerê (2014), José Nelson Botega - Campoplastic Embalagens (2015), Clineu Uehara - Fruto Maduro (2016), Carlos Roberto Naves de Souza - A Estudantil, Aquatro Suprimentos e Roma Multi Coisas (2017) e Alcir Rodrigues da Silva - Marujo Sport e da Esporte Land (2018).

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fecomércio presta homenagem a Carlos Tagliari nesta sexta, 12, em Curitiba
Fecomércio presta homenagem a Carlos Tagliari nesta sexta, 12, em Curitiba
Fecomércio presta homenagem a Carlos Tagliari nesta sexta, 12, em Curitiba
Fecomércio presta homenagem a Carlos Tagliari nesta sexta, 12, em Curitiba

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal