Campo Mourão, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

18/07/2019

Saúde de C. Mourão realizarão Campanha Mundial de Combate às Hepatites Virais

Saúde de C. Mourão realizarão Campanha Mundial de Combate às Hepatites Virais

Todas as Unidades de Saúde de Campo Mourão vão realizar, no dia 26 de julho (sexta-feira), testes rápidos de hepatite B e C. A ação faz parte da Campanha Mundial de Combate às Hepatites Virais, cuja da instituída pela Organização Mundial de Saúde, é dia 28 de julho.

Em Campo Mourão, segundo dados do setor que trata IST (Infecções Sexualmente Trasmissíveis) da Secretaria Municipal de Saúde, 56 pessoas estão em tratamento. “Os dados são crescentes, lembrando que o tratamento está sendo eficaz e estimula essa procura”, explica a enfermeira responsável, Ana Lúcia Cardoso, ao lembrar que os testes para as hepatites estão disponíveis em toda a rede do SUS.

Segundo ela, o Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais já mantém uma estratégia de mobilização desde 2003 para o diagnóstico de aids, sífilis e hepatites: o Fique Sabendo. “A estratégia tem grande aceitação e credibilidade entre profissionais e gestores de saúde pública”, afirma. O resultado do exame possibilita ao profissional notificar a doença e dar à Saúde do país o panorama real do número de casos existentes, o que é fundamental para o desenvolvimento de políticas de prevenção e combate à doença. 

Entre as medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais estão: usar preservativo em todas as relações sexuais;  exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings; não compartilhar instrumentos de manicure e pedicuro; não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas; não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Saúde de C. Mourão realizarão Campanha Mundial de Combate às Hepatites Virais
Saúde de C. Mourão realizarão Campanha Mundial de Combate às Hepatites Virais

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal