Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

23/08/2019

Preventivos do câncer do colo de útero e de mama neste sábado, dia 24, em Campo Mourão

Preventivos do câncer do colo de  útero e de mama neste sábado, dia 24, em Campo Mourão

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Mourão estarão abertas neste sábado, das 8 às 17 horas, para mais uma campanha preventiva do Câncer do Colo do Útero e de Mama. Além de exames de citologia oncótica em mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos.

"O diagnóstico do câncer de mama na fase inicial tem um tratamento menos agressivo e com maior possibilidade de cura", ressalta a coordenadora geral do Programa Estratégia Saúde da Família, Suelen Lima. Ela recomenda que mulheres fora da faixa etária de 50 a 69 anos, com risco elevado de câncer de mama, procurem atendimento médico para avaliação.  

Para fazer o exame é necessário levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência. No caso do exame do colo do útero, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) 48 horas antes e também evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nesse período. Outra recomendação é que não esteja no período menstrual. 

No primeiro semestre de 2019 foram realizados 3.356 exames preventivos do câncer de colo de útero e 1.179 mamografias. "A procura por esses exames de prevenção está abaixo do esperado. É importante que as mulheres se conscientizem da importância de se prevenirem, pois são exames oferecidos gratuitamente na rede pública", completa Suelen.    

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

PUBLICIDADE

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 05 (cinco) ingressos na "PISTA" para o show deste dia 24 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer aos ingressos para o Show do Mato grosso e Matias".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal