Campo Mourão, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

09/09/2019

Logística Reversa na Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão

Logística Reversa na Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão

Desenvolver ações para que os geradores de resíduos recicláveis assumam responsabilidade sobre a destinação final desses produtos em Campo Mourão e promover mudanças que levem a ampliação do volume recolhido e destinado a reprocessamento. Essas são as diretrizes que norteiam o trabalho de um grupo formado por representantes de entidades empresariais e de instituições de apoio ao setor produtivo, com a participação de representantes do governo municipal e de outras instituições, que vem se reunindo já há algum tempo na cidade.

Na manhã desta sexta-feira (6/9), o grupo realizou a oitava reunião, que teve a participação especial da promotora pública Rosana Araújo de Sá Ribeiro. O encontro aconteceu nas dependências da Associação Comercial e Industrial (Acicam) e à frente da mobilização está o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campo Mourão (Sindimetal), Fernando Yukio Mizote. Também a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Coamo, Secretaria Municipal da Saúde estão diretamente envolvidos no trabalho.

Durante a reunião foi destacado que o volume de resíduos recicláveis recolhidos em Campo Mourão não tem aumentado e que as cooperativas que atuam com a atividade têm enfrentado a crescente concorrência de pessoas que passaram a se dedicar a coleta de papel, metais, vidros e outros materiais. Esse aumento certamente tem sido motivado pelo aumento do desemprego.

Outro ponto levantado na reunião é que a prefeitura de Campo Mourão recebeu dois caminhões para a coleta de material reciclável – que seriam destinados as cooperativas  -, mas não dispõe de motoristas e tampouco pode contratar porque está no limite de gastos com pessoal. O Grupo está buscando formas de viabilizar a operação destes caminhões através de parceria com a iniciativa privada."

Logística Reversa

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ambiental adequada.

Com o objetivo de minimizar os o volume de resíduos e rejeitos gerados, além de reduzir os impactos à saúde humana e ambiental decorrente do ciclo de vida dos produtos, a correta destinação dos resíduos recai sobre toda a sociedade: indústria, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

A logística reversa é importante para as empresas por ser uma obrigação legal instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ressalte-se, uma vez mais, que a destinação adequada de resíduos não é uma responsabilidade apenas da empresa. Ao contrário, há uma responsabilidade compartilhada de toda a sociedade em que cada etapa apresenta grande importância para o sucesso da logística reversa. 

Discutir, definir e desencadear ações com a finalidade de ampliar o volume de resíduos recicláveis recolhido em Campo Mourão, prolongando assim a vida útil do aterro sanitário, evitando o despejo em locais inadequados e preservando os recursos naturais, com a geração ainda de renda e empregos. Esses são algumas das metas do grupo de trabalho.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Logística Reversa na Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão
Logística Reversa na Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão
Logística Reversa na Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal