Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

25/09/2019

Censo 2020 foi tema de reunião do IBGE na prefeitura de Campo Mourão

Censo 2020 foi tema de reunião do IBGE na prefeitura de Campo Mourão

O planejamento do Censo Demográfico 2020, que será realizado de agosto a outubro, foi tema de uma reunião realizada por representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística) na prefeitura de Campo Mourão na tarde desta terça-feira, 24. Além do prefeito em exercício, Beto Voidelo, participaram alguns secretários municipais, o presidente da Acicam, Alcir Rodrigues da Silva e os vereadores Edson Battilani e Edilson Martins.

Segundo o coordenador regional do IBGE, Marcos Vinicius Vicente, o objetivo foi informar os representantes da sociedade e pedir apoio para a contagem populacional. "O Censo é muito importante para o planejamento público e privado, já que os dados servirão como base para os índices que definem os repasses de verbas do Fundo de Participação dos Municípios – FPM", observou o coordenador, que esteve acompanhado da chefe da agência do IBGE, Priscila Portela Balbino.

Vicente explicou que Campo Mourão terá dois pontos de coleta e para isso pediu apoio da prefeitura. "Como o IBGE não tem orçamento para alugar locais em todos os municípios solicitamos estas estruturas às prefeituras já dando uma previsão de quando vamos precisar e quando vamos entregar de volta", explicou, ao lembrar que os técnicos também estão visitando outros municípios da região.

Para o município de Campo Mourão serão contratados até o próximo ano, por processos seletivos, 87 recenseadores, além de 13 supervisores e um agente regional. A partir deste ano o IBGE de Campo Mourão passou a responder também pelos 11 municípios da regional de Goioerê, após o fechamento da agência do Instituto na cidade, aumentando para 22, o número de cidades atendidas pelo escritório.

O último Censo Demográfico foi feito em 2010, quando apontou uma população de 87.194 habitantes em Campo Mourão. A nova contagem que deveria ter sido realizada em 2015 foi cancelada pelo governo federal em razão de corte de verbas. A estimativa atual, porém, aumentou a população para 94.859 moradores, o que elevou também o índice de cálculo do FPM. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal