Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

02/10/2019 | Concebido por Goioerê

Política para idosos inclui moradias com completa infraestrutura de saúde e lazer

Política para idosos inclui moradias com completa infraestrutura de saúde e lazer

Nesta terça-feira (1), é comemorado o Dia Internacional do Idoso, público que passou a ter projetos de habitação próprios por meio da Cohapar. A Cohapar iniciou neste ano a construção das primeiras casas do programa Viver Mais Paraná, voltadas ao atendimento específico de pessoas idosas. 

Neste 1.º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, a perspectiva é de ampliação dos projetos em todo o estado, que têm o objetivo de levar condições dignas de moradia para a população na faixa da terceira idade.

VIVER MAIS PARANÁ – O programa consiste na implantação condomínios horizontais fechados em cidades com mais de 30 mil habitantes. As unidades habitacionais contarão com um dormitório, sala, banheiro, cozinha e varanda, para idosos solteiros ou casais.

Os espaços terão infraestrutura de lazer completa, com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, piscina para hidroginástica, horta comunitária, salão de festas e atividades e quiosques próprios para a prática de jogos de tabuleiro e carteado. Também terão ambulatório para atendimentos médicos básicos aos residentes, guarita de segurança e sala de administração.

Os projetos pilotos estão sendo executados em Foz do Iguaçu, na região Oeste, e em Jaguariaíva, nos Campos Gerais. Até o final do ano devem estar contratadas 540 unidades habitacionais em todo o Estado.

Segundo o presidente da Cohapar, Jorge Lange, a iniciativa atende uma parcela da população que estava praticamente excluída das políticas públicas para o setor. "Devido à idade avançada, que restringe as opções de financiamento imobiliário, a possibilidade de adquirir uma casa popular era inviável para uma pessoa idosa", comenta Lange.

"Agora, eles poderão passar o resto da vida com dignidade, pagando apenas 15% do valor de um salário mínimo, que será usado para custear a manutenção da estrutura e do atendimento periódico que será prestado pelas equipes municipais", conclui o presidente da companhia.

POPULAÇÃO – O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) projeta que o Paraná terá perto de 1,8 milhão de pessoas com 60 anos ou mais em 2020. O apoio a políticas públicas municipais é essencial para o atendimento dessa população.

Além dos projetos habitacionais, o fortalecimento de políticas públicas junto com os municípios e o apoio a instituições sociais, por meio do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (Fipar), estão entre as principais ações do Governo do Paraná voltadas para a população idosa paranaense.

Atualmente, 206 municípios recebem aporte financeiro do fundo. Os recursos variam de R$ 50 mil a R$ 140 mil para ações em assistência social e reformas em instituições de longa permanência. Outros nove municípios aguardam regularizações documentais para receberem esses benefícios eventuais.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | Assessoria de Comunicação - ACOM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal