Campo Mourão, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

17/10/2019

Saúde de Campo Mourão terá ação no Dia Nacional de Combate a Sífilis

Saúde de Campo Mourão terá ação no Dia Nacional de Combate a Sífilis

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão vai realizar testes rápidos e orientações sobre prevenção à sífilis. A ação será no próximo sábado, dia 19, no período da manhã, na Praça São José.

"Todas as pessoas sexualmente ativas e especialmente gestantes pelo risco de causar sífilis congênita, devem realizar o teste", enfatiza a enfermeira responsável pelo programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Ana Lúcia Cardoso. Ela lembra que os exames estão disponíveis nas unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

O objetivo da campanha, segundo ela, é reduzir a incidência de sífilis na população sexualmente ativa e reduzir as complicações da doença. "O diagnóstico é eficiente, disponível para o mundo há mais de 100 anos e o tratamento também é fácil e barato", acrescenta Ana Lúcia.

Este ano já foram notificados 11 novos casos só em Campo Mourão. No ano passado foram 15 e em 2017 um total de 14. A sífilis é exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também do bebê durante a gestação. 

Na fase inicial, os sintomas são ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias. Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 02 (dois) Camarotes individuais  para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal