Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

26/10/2019

Acicam e Cacercopar presentes no Congresso Empresarial Paranaense

Acicam e Cacercopar presentes no Congresso Empresarial Paranaense

Termina neste sábado (26/10, em Foz do Iguaçu, a 29ª Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap)/Congresso Empresarial Paranaense. O tradicional evento acontece  no Mabu Thermas Grand Resort e teve início nesta sexta-feira.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior, além de várias outras autoridades e lideranças do Paraná e nacionais, participaram da abertura oficial do encontro. A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) participa com o presidente Alcir Rodrigues da Silva e diretores da entidade: Ben-hur Roberval Berbet (1º Vice-presidente), Nobutochi Kimura (1º secretário) e Raphael Menechini Neto (Presidente do Conselho do Jovem Empresário (Conjove-Acicam). Também o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná (Cacercopar), Osvaldo Menon, participa do encontro.

A programação reúne nomes reconhecidos do mercado de gestão, da economia e da inovação, como João Appolinário (fundador e CEO da Polishop); Rick Chesther (o vendedor de água que virou influenciador) e Cristiana Arcangeli (do Shark Tank Brasil e que revolucionou o mercado de beleza), entre outros.

Os participantes do congresso também têm a chance de conversar com os consultores da Faciap para tirar todas as dúvidas sobre a Rede de Benefícios e fechar parcerias na Feira de Negócios, com expositores estratégicos, que apresentam soluções voltadas para todos os tipos de empresa. Ao todo, serão mais 24 horas de muito conteúdo, experiências e networking.

Abertura

O governador Rtinho Junior defendeu que a estratégia do governo para aumentar o crescimento do Estado é a de consolidar um ambiente favorável para investimentos, com pacificação política, desburocratização e um trabalho de parceria com o setor produtivo. "Consolidamos um ambiente em que o Estado não atrapalha quem produz. Pelo contrário, o poder público passa a ser um facilitador, criando um ambiente propício para quem quer trabalhar e gerar empregos", afirmou.

"Esse bom momento também se deve ao setor empresarial paranaense, que é forte, arrojado e mostra que está preparado para competir com grandes centros", destacou no evento, que reúne cerca de 1,2 mil empresários e diretores de associações comerciais. O governador citou iniciativas já implantadas pela sua gestão, como o programa Descomplica (que agiliza a abertura de empresas) e o Banco da Mulher Paranaense (uma linha de crédito subsidiado da Fomentou Paraná voltada às mulheres empreendedoras). Ele lembrou que o Paraná é o Estado que teve o maior crescimento industrial do Brasil, de 6,5 por cento. "Um índice comparado com a China. Foram gerados quase 60 mil novos empregos neste ano", salientou.

Já o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, afirmou que o empresariado trabalha de forma conjunta para fortalecer o ambiente econômico do Estado. "Se cruzarmos os braços para esperar a coisa acontecer, o País não anda. Esperar não é o caminho, então procuramos fazer a nossa parte", disse. E acrescentou: "O Paraná tem uma sociedade engajada, empreendedores que fazem a diferença, um agronegócio forte e o poder público que trabalha em sinergia com o setor produtivo".

BOX

Parceria para incentivar o

empreendedorismo de jovens

 Durante a solenidade, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também assinou um convênio com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). O objetivo é implantar, no Estado, o programa Brasil Mais Empreendedor, que capacitará e dará suporte a cerca de 10 mil jovens paranaenses de baixa renda, para que eles abram seus próprios negócios.

O Paraná é o primeiro estado a fazer parte do programa, que tem a meta de alcançar 100 mil jovens e abrir 70 mil novas empresas em todo o País. De acordo com o presidente da Conaje, Marcelo Quelho, as primeiras capacitações também começaram no Estado, com turmas abertas em Londrina, Palotina, Campo Mourão, Francisco Beltrão e Guarapuava.

Ele explicou que a entidade trabalha em conjunto com órgãos estaduais, como a Fundação Araucária e a rede de universidades, para capacitar os jovens. "Queremos usar essas estruturas, como os projetos de inovação, professores, mentores e alunos, para potencializar o programa e alcançar o maior número de jovens possível".

O projeto conta com metodologia própria para capacitação, com uma imersão de 30 horas com jovens selecionados nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Assistência de Referência de Assistência Social (Cras). Após a imersão, são feitos três meses de incubação e mais 12 meses de acompanhamento da Conaje.

"O propósito é apoiar aquele jovem em situação de vulnerabilidade social, que hoje está desempregado, e transformá-lo em um gerador de empregos, desenvolvendo a economia de sua comunidade", afirmou Quelho.

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 02 (dois) Camarotes individuais  para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano". 

Corra para participar, pois o sorteio se encerra no dia 28 de outubro!

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal