Campo Mourão, segunda-feira, 18 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

28/10/2019 | Concebido por Goioerê

Condomínio para idosos será levado a mais municípios em 2020

Condomínio para idosos será levado a mais municípios em 2020

Inicialmente empreendimentos serão construídos em 14 cidades com mais de 70 mil habitantes. No ano que vem, Governo do Estado vai contemplar cidades a partir de 30 mil habitantes. O programa Viver Mais Paraná, lançado oficialmente pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na quinta-feira (24), em Ponta Grossa, terá uma segunda fase a partir de 2020, ampliando o número de municípios atendidos. Por este projeto social voltado a pessoas idosas, o Governo do Estado constrói condomínios com toda a infraestrutura para atender exclusivamente pessoas de baixa renda com mais de 60 anos.

Inicialmente os condomínios serão construídos em 14 cidades, todas com população acima de 70 mil habitantes. Mas a intenção da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), coordenadora do programa, é baixar esse limite população para municípios a partir de 30 mil moradores, espalhando a ação por todas as regiões do Paraná, em áreas doadas pelas prefeituras ou adquiridas pela própria companhia.

"Maior programa de habitação do País para a terceira idade, um programa social inovador no Brasil, que cria condomínios fechados para idosos. Precisamos ter um olhar voltado para os mais velhos, levando dignidade para a população desta faixa etária", destaca Ratinho Junior. "Pretendemos chegar com o projeto ao maior número de cidades possível, para que os idosos do Paraná possam ser felizes em um ambiente saudável", acrescentou o governador.

DIGNIDADE - Os primeiros empreendimentos serão construídos em Cascavel, Cornélio Procópio, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Palmas, Piraquara, Ponta Grossa, Prudentópolis e Telêmaco Borba. Os condomínios de Foz e Jaguariaíva, inclusive, já estão em construção. Há outros quatro projetos em fase de licitação.

"O governador nos encomendou um programa para atender a população que chega à terceira idade sem ter uma moradia digna. Ano que vem, com a possibilidade de ampliação dos recursos disponíveis e até de um apoio internacional que o governador está buscando, pensamos em ampliar e muitos municípios serão atendidos", explicou Jorge Lange, presidente da Cohapar.

A iniciativa do Paraná beneficia pessoas com mais de 60 anos que não tenham casa própria, sendo a cessão do imóvel feito por meio de aluguel social. Cada condomínio contará com infraestrutura de saúde, assistência social e lazer para os futuros moradores.

ESTRUTURA – Os empreendimentos contarão com 40 moradias adaptadas, em condomínios horizontais fechados, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer. Os projetos arquitetônicos contam com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e piscina para hidroginástica.

CONTRATOS - Pelos contratos firmados com os municípios, as prefeituras serão responsáveis pela manutenção dos condomínios. Caberá às administrações municipais também a prestação de serviços periódicos básicos de saúde e assistência social, em espaços reservados para esta finalidade.

QUEM PARTICIPA - Poderão participar da seleção das unidades pessoas idosas com renda de um a seis salários mínimos, e que não sejam proprietários de outros imóveis. Os escolhidos poderão residir nas casas por tempo indeterminado, sozinhos ou em casais, com o pagamento de uma contrapartida mensal de 15% de um salário-mínimo, o que equivale atualmente a R$ 149,70.

"A pessoa chega numa certa idade e não consegue mais financiamento para a casa própria, e muitas vezes acaba tendo de viver sozinha. Agora, com um pedaço da aposentadoria, ela vai conseguir pagar um aluguel bem baixinho, tendo ainda uma série de benefícios", disse Ratinho Junior.

HABITA PARANÁ – O Viver Mais Paraná é uma modalidade do novo programa de habitação do Estado, chamado de Habita Paraná. Por meio dele, a Cohapar está retomando os investimentos próprios para a construção de novos conjuntos residenciais em todo o estado, sendo as pessoas idosas um dos grupos prioritários de atendimento da gestão.

Também estão incluídas no programa unidades habitacionais com condições facilitadas de financiamento para pessoas com renda de até seis salários mínimos, além de moradias totalmente subsidiadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

PUBLICIDADE - FLORICULTA QUATRO ESTAÇÕES

O dia de Finados está chegando, a Floricultura Quatro Estações tem as mais variadas opções em Flores e os mais Belos Arranjos para aqueles que desejam prestar homenagens aos seus entes queridos.

É costume no dia 2 de novembro visitar as sepulturas e levar flores aos entes queridos que já não fazem parte desta vida e para lembrar as pessoas queridas e reverenciar nossos antepassados, por isso, respeitosamente, a Floricultura prepara com todo carinho Ramalhetes de Flores e Arranjos, com preços especiais.

Dentre as opções estão Crisântemos, Margaridas, Flor do Campo, entre outras. A Floricultura Quatro Estações estará atendendo no dia de Finados, até ás 13h00min.

 

Endereço: Rua Antonio Moulin, 493 (Subindo o Banco Itaú).

Telefone: 44 3522 - 5265 | Celular: 44 9 9960 - 3098

Facebook | Instagram

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | Assessoria de Comunicação - ACOM

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal