Campo Mourão, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

05/11/2019

Água já está chegando nas propriedades do Alto do Divino

Água já está chegando nas propriedades do Alto do Divino

A água tratada já é uma realidade para os moradores da Comunidade Rural Alto do Divino, 11 quilômetros da sede do Município de Campo Mourão. A rede de água já está instalada pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Sanepar (com participação da Águas Paraná), o que foi possível através de um convênio firmado com o Município de Araruna. A comunidade local também teve sua participação, o que foi de muita importância para todo este trabalho ser realizado.

Na manhã de sábado já começou a circular água pela tubulação subterrânea, que passa por baixo da estrada da comunidade, de onde é feito o abastecimento para as propriedades. A Sanepar está trabalhando no início desta semana nos últimos reparos, para que seja concluído o trânsito da água entre o poço artesiano e o reservatório, e vice versa, com verificação também da rede de tubulação.

O agricultor José Carlos Casalvara, morador da última propriedade, produtor de leite, viu com emoção seus pedidos de mais de oito anos chegarem ao fim.
"É felicidade demais, eu clamava por este dia, muitas vezes fui em outros lugares buscar água, quando aqui as minas de água secavam. Mas agora a realidade é outra, nos atenderam, está aqui a água, enfim, agora o momento é de celebrar, pois água é vida, é o que necessitamos também para viver, e esta é uma realidade que agora estamos vivendo, enfim", ressaltou o agricultor, que aproveitou para agradecer a administração municipal dos dois municípios, junto com os demais envolvidos, enquanto verificava, com as suas próprias mãos, a vazão da água em sua propriedade.

Noel Crispim, também agricultor, que se mudou há pouco tempo para uma chácara no Alto do Divino, após vários anos residindo em uma outra localidade, também já estava à espera, inclusive com toda a sua rede domiciliar ligada, e hoje pode ver a água chegando em suas torneiras. "A comunidade estava precisando, era uma história que já vinha de longos anos. As propriedades sendo valorizadas, a água chegando à casa de todos aqui. É um sonho, a busca foi intensa, e hoje temos a certeza, a água chegou, e nós agradecemos muito", destaca.

Araceli Eliane Pendiuk Stela, Gerente Regional da Sanepar de Campo Mourão, falou também da importância da chegada da água a mais uma comunidade rural, especialmente em um período tão forte de estiagem. "É importante ter água na torneira, água para preparar os alimentos, a higiene pessoal. Água é saúde, água é vida. A Sanepar é muito parceira nestas ações também com estas comunidades rurais, junto as prefeituras, realizamos este trabalho em parceria, a Gerência de Maringá e de Campo Mourão da Sanepar envolvidas, somamos esforços para levar água a esta comunidade que há tanto tempo estava esperando, a tão valiosa água, em suas torneiras. Estaremos finalizando em poucos dias todos os trabalhos no Alto do Divino, colocamos a bomba, o reservatório, estamos nos últimos detalhes, e a comunidade certamente está muito feliz, e isto é o que realmente importa.

O prefeito Tauillo Tezelli esteve em visita a comunidade no último final de semana e também fez questão de falar deste momento tão especial vivido pelo Alto do Divino. "Me tornei conhecedor deste drama vivido pelos moradores locais há pelo menos uns quatro anos. Logo que assumi este meu terceiro mandato como prefeito, iniciei as conversações, que culminaram com um convênio estabelecido com o Município de Araruna (a comunidade tem área nos dois territórios), para que tudo isto pudesse acontecer. Estabelecemos parcerias com o Governo do Estado, por meio da Sanepar e Águas Paraná, o trabalho começou a ser realizado, várias foram as demandas, também contamos com o apoio e compreensão da comunidade, e enfim, a água agora é uma realidade", explicou o prefeito.

Estrada

E as melhorias na estrada rural da comunidade continuam. Os trabalhos são de adequação, levantamento e cascalhamento, o que vai ajudar muito a comunidade. "A Secretaria de Obras e Serviços Públicos com o seu maquinário e os funcionários estão trabalhando de forma efetiva na comunidade há vários dias, fui visitar a comunidade, está ficando tudo muito bem feito, muito bonito, temos a plena certeza que vamos colaborar muito com todos os moradores, em todos os sentidos. Era uma melhoria que o Alto do Divino necessitava, e desta forma, estamos podendo propiciar aos produtores locais esta benfeitoria, que será importante para todos", conclui o prefeito.    

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Água já está chegando nas propriedades do Alto do Divino
Água já está chegando nas propriedades do Alto do Divino
Água já está chegando nas propriedades do Alto do Divino
Água já está chegando nas propriedades do Alto do Divino
Água já está chegando nas propriedades do Alto do Divino
Água já está chegando nas propriedades do Alto do Divino

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal