Campo Mourão, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

07/11/2019

Prefeitura de Roncador emite alerta sobre aumento dos focos do mosquito da dengue

Prefeitura de Roncador emite alerta sobre aumento dos focos do mosquito da dengue

Com a divulgação do resultado do novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRA), o setor de epidemiologia do Município de Roncador emite alerta sobre o risco de epidemia de dengue. O resultado atualizado do LIRA é de 3.1, que significa médio risco para um possível surto da doença. Em setembro o índice era de apenas 0,8.

Esse aumento também ocorreu em outros municípios da região, inclusive alguns já enfrentam uma epidemia de dengue e a tendência é que a doença se espalhe. Em Roncador, as ações de prevenção começaram nos primeiros meses do ano com a Operação Cidade Limpa, por meio da qual foi realizada uma grande operação de limpeza nas ruas e avenidas da cidade e distrito Alto São João.

Também foram promovidas campanhas de conscientização nas escolas, envolvendo alunos e professores durante todo o ano letivo. Além de notificação dos proprietários de terrenos baldios. Para a prefeita, Dra. Marilia, é necessário redobrar as medidas de combate ao mosquito. "A ações de prevenção não podem ser interrompidas, pois com a chegada do período chuvoso há um aumento na proliferação do mosquito, por isso é tão importante manter a redução dos possíveis criadouros", alertou.

Em todo o Brasil, houve um aumento de mais de 300% nos casos de dengue, em 2019, em relação ao mesmo período do ano passado. Assim todos os municípios devem se manter em alerta e principalmente reforçar a parceria entre poder público e comunidade, já que o lixo doméstico ainda é o principal tipo de criadouro do mosquito.

O LIRAa

O LIRAa é um instrumento fundamental para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante.

O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal