Campo Mourão, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

28/11/2019 | Concebido por Goioerê

JANS incrementa handbeach e punhobol nas clínicas esportivas em Angra Doce

JANS incrementa handbeach e punhobol nas clínicas esportivas em Angra Doce

Além de reunir 30 modalidades dos mais variados esportes disputados em terra, água e ar, os Jogos de Aventura e Natureza (JANS), promovidos pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, também oferecem outras opções de atividades para o público em geral participar do evento, como as clínicas esportivas.

Na etapa de Angra Doce, realizada no norte pioneiro, que acontece até o próximo domingo (1º.12), os municípios de Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campos recebem as oficinas em que são montadas estações para prática de canoa havaiana, stand up paddle, rugby, beach tennis e slackline, sempre supervisionadas por profissionais. Jogos colaborativos e que cultivam a amizade também são ofertados à comunidade, entre eles o bets e o frescobol. A novidade da etapa de encerramento da 1ª edição dos JANS são as modalidades de handbeach e punhobol, que pela primeira vez integram a programação das atividades voltadas à comunidade.

A oficina de handbeach está sendo realizada na Ilha do Ponciano, em Carlópolis, e em dois dias de atividades mais de 100 crianças já conheceram o esporte. “A aceitação das crianças é muito grande, elas participam, brincam, querem entender como se joga, então essa iniciativa de trazer o handebol de areia para as clínicas esportivas foi muito importante para disseminar a prática da modalidade”, enfatizou o professor Lincoln Moura, que tem uma história de mais de 20 anos no handebol.

Durante a prática, os participantes aprendem fundamentos básicos de passe, recepção e arremesso ao goleiro, em seguida são montadas duas equipes para que possam jogar. “Em uma próxima oportunidade é muito importante fazer uma clínica com os professores, para que possam conhecer melhor a modalidade e incluí-la no seu cronograma de aulas”, sugeriu Moura.

Outro esporte que tem atraído atenção das crianças é o punhobol, um jogo criado na Alemanha e que há mais de 100 anos é praticado no Brasil, tendo se popularizado nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, somando atualmente mais de 500 praticantes no país, nas categorias sub-12 ao veterano.

O presidente da Federação Paranaense de Punhobol, José Roberto Vinharski, é um dos precursores do esporte em solo paranaense e nos JANS um dos responsáveis por apresentar o esporte à comunidade de Jacarezinho, cidade que recebe a oficina no gramado do campus do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP). “Na clínica é ensinado às crianças reflexos pedagógicos, como bater na bola, porque bate na bola com o braço e a mão fechada e porque não pode bater na bola com a mão aberta, depois são montadas equipes para jogarem. As crianças têm se divertido e a aceitação está sendo muito boa”, expôs Vinharski.

Implantado há um ano em 12 escolas municipais da Capital paranaense, o esporte reconhecido como o pai do voleibol já começa a colher frutos com atletas se destacando em competições nacionais. Ao participar dos JANS, Vinharski busca popularizar a modalidade no interior do Estado. “Nosso objetivo é tirar o punhobol de dentro dos clubes e trazer para as escolas e a comunidade o conhecimento do esporte. Queremos implantar o punhobol em outras cidades do Estado, para não ficar restrito a Curitiba. As crianças adoram um esporte diferenciado, que fuja dos convencionais, vemos aí uma boa oportunidade para o esporte ganhar espaço e novos adeptos”, elencou Vinharski.

A pequena Ana Clara Oliveira, da Escola Municipal Ismenia Peixoto, ficou encantada com o punhobol. “Adorei, é um esporte que gostaria de jogar, me diverti muito, vou voltar pra jogar mais um pouco”, disse. Durante três dias já foram atendidas mais de 600 crianças nas clínicas esportivas, que contarão com atividades até sexta-feira, 29, a partir das 08h30.  

Competições

O segundo fim de semana dos JANS na região de Angra Doce será repleto de competições. As disputas iniciam nesta sexta-feira, às 13h30, com o Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia na arena montada na UENP em Jacarezinho. E ainda haverá corrida de aventura, canoagem velocidade e futevôlei em Ribeirão Claro; handebol de areia, vela, corrida rústica e pesca esportiva em Carlópolis; e beach soccer em Siqueira Campos.  

E no sábado o céu de Ribeirão Claro e Carlópolis vai ficar colorido especial com a revoada de balão, uma das atrações mais esperadas do fim de semana na região de Angra Doce.

Show de Encerramento

Para encerrar a primeira edição dos Jogos de Aventura e Natureza será realizado no domingo, a partir das 15h30, na Ilha do Ponciano, em Carlópolis, um show com Thayná Bitencourt, dona do hit Chifre não é asa. Entre as atrações ainda haverá voo cativo de balão e diversas outras atividades.

Fotos você pode conferir no facebook da Esporte Paraná. A programação completa da etapa Angra Doce está disponível no link http://jogosaventuraenatureza.com/agenda. Os Jogos de Aventura e Natureza são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, e contam com o apoio das cidades-sedes.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

JANS incrementa handbeach e punhobol nas clínicas esportivas em Angra Doce
JANS incrementa handbeach e punhobol nas clínicas esportivas em Angra Doce
JANS incrementa handbeach e punhobol nas clínicas esportivas em Angra Doce
JANS incrementa handbeach e punhobol nas clínicas esportivas em Angra Doce
JANS incrementa handbeach e punhobol nas clínicas esportivas em Angra Doce

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal