Campo Mourão, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

30/11/2019

Unidades de Saúde em Campo Mourão estarão abertas neste sábado para três campanhas

Unidades de Saúde em Campo Mourão estarão abertas neste sábado para três campanhas

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Mourão estarão abertas até as 17 horas neste sábado, dia 30 de novembro, para atendimento da população em três campanhas de saúde. Além de testes rápidos de HIV para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, também serão realizados exames preventivos do câncer do colo do útero e de mama e vacinação contra o sarampo para jovens entre 20 e 29 anos.

A campanha de prevenção à Aids também é para divulgar uma medida de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), chamada PEP (Profilaxia Pós-Exposição), oferecida gratuitamente pelo SUS. Consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções e deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como violência sexual, relação sexual desprotegida, acidente ocupacional, como cortes ou contato direto com material biológico.

No caso dos preventivos para o público feminino a coordenadora geral do Programa Estratégia Saúde da Família, Suelen Lima, ressalta que os exames de citologia oncótica são para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual e também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. Para fazer o exame é necessário levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.

O Dia D de Vacinação contra o Sarampo é para adultos entre 20 e 29 anos que não iniciaram o esquema de duas doses do imunizante ou quem ainda não tomou a segunda. A dose também previne o paciente contra caxumba e rubéola. A recomendação é levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS, se tiver. É importante lembrar que o surto de sarampo ainda está acontecendo no Brasil. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal