Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

05/12/2019

Mamães Noelas marcam presença no Campo Mourão - Cidade Natal

Mamães Noelas marcam presença no Campo Mourão - Cidade Natal

Também nos eventos deste ano do projeto "Campo Mourão – Cidade Natal", executado pela Associação Sou Arte (ASA), a participação do grupo de Mamães Noelas tem sido marcante e chamado à atenção da população. À frente do grupo, que desde 2017 participa ativamente do projeto, está à primeira dama do Município e coordenadora local do Provopar, Hosana Tezelli.

Nos eventos elas sempre estão devidamente caracterizadas e o grupo é constituído por senhoras das mais diferentes idades e classes sociais, que participam voluntariamente das ações natalinas. Entre elas, profissionais liberais, integrantes de clubes de serviços, aposentadas, empresárias, servidoras públicas, donas de casa, etc. São dezenas de mamães noelas, que fazem a alegria sobretudo das crianças.

Neste ano, por exemplo, elas distribuíram balas às crianças ao final da apresentação do espetáculo "As Três Chaves do Natal" no centro da cidade e nos jardins Lar Paraná e Tropical. Também vão participar do cortejo natalino pela avenida Irmãos Pereira na noite deste sábado. São as próprias mamães noelas que se encarregam de conseguir doações de balas e preparam os pacotes para as crianças.

A presença do grupo de Mamães Noelas já é uma marca registrada do Natal de Campo Mourão. Mas a atuação delas não se resume a participação nos eventos do projeto Campo Mourão – Cidade Natal. Elas também têm um grupo de tricocheiras, que fazem mantas, cachecóis e gorros para idosos. 

E no Natal levam brinquedos novos a quase 2.500 crianças e oito mil pacotinhos individuais de balas as crianças atendidas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (creches), pastorais e hospitais e Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam.

Origem

Mamãe Noel é a esposa de Papai Noel. Diferentemente dele, no entanto, ela normalmente não tem uma contrapartida maior no folclore ou na mitologia. Campo Mourão é uma exceção.

A figura da Mamãe Noel foi uma criação de autores americanos. Foi popularizada pela poetisa Katharine Lee Bates no poema Goody Santa Claus on a Sleigh Ride ("Dona Noel num passeio de trenó"), de 1889, obra em que teve papel mais ativo até hoje. Desde então, a personagem apareceu em diversos contos, filmes e programas de radiodifusão.

A esposa de Papai Noel foi anunciada pela primeira vez no conto A Christmas Legend ("uma lenda natalina"), de 1849, por James Rees, um missionário cristão na Filadélfia. No conto, um homem e uma mulher idosos, ambos carregando um pacote nas costas, recebem abrigo numa casa na véspera de Natal como viajantes fatigados. 

Na manhã seguinte, as crianças da casa encontram presentes em abundância para elas, e é revelado que o casal não é "o velho Papai Noel e sua esposa", mas a filha mais velha há muito perdida dos anfitriões e o marido dela disfarçados.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal