Campo Mourão, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

17/02/2020

Emater e parceiros viabilizam reunião sobre Plantas Medicinais em Roncador

Emater e parceiros viabilizam reunião sobre Plantas Medicinais em Roncador

Cerca de 20 produtores da agricultura familiar do município de Roncador, participaram de uma reunião, nesta quarta feira, dia 12 de fevereiro, realizada pela Emater em parceria com a cooperativa Coamar, CRAS da comunidade do Alto São João e Secretaria de Agricultura do município. De acordo com a extensionista local, Marinalva Oliveira, o objetivo foi discutir as possibilidades de inserção de um projeto de cultivo de plantas medicinais na comunidade rural do Alto São João. Tal atividade agrícola é uma alternativa de geração de renda e inclusão social para as famílias da comunidade.

Para discutir sobre o assunto, esteve presente ao evento o representante da Cooperativa Agropecuária Matoriquense (COAMAR) e apoiador do projeto, Edelir Ribeiro da Silva (Diretor Administrativo). De acordo com ele, algumas plantas medicinais possuem uma ótima aceitação no mercado e possui um preço bom pago pelo quilo produzido. Ele ainda acrescenta que com pouca área de cultivo é possível o produtor tirar uma boa renda.

Desde modo, foi apresentado aos produtores as principais espécies de plantas medicinais que tem mercado na região e que seria opção para plantio na comunidade. Tal cultura foi indicada para a comunidade rural em questão pensando no seu perfil que dispõe de pouca área para cultivo, mão de obra disponível e famílias com pouca renda.

As próximas ações do projeto contará com a capacitação dos produtores envolvidos que será viabilizada inicialmente pelo senar no mês de março. Essa capacitação tratará dentre outros assuntos sobre sistema de cultivo, controle de doenças, colheita, secagem e beneficiamento. Posteriormente, as capacitações e visitas técnicas contará com o apoio da Emater local bem como técnicos estaduais relacionados à área e demais parceiros.

O projeto ainda contará com a parceria da secretaria de agricultura do município para a instalação de um secador no distrito para ser utilizado de forma comunitária pelo grupo.

Desse modo, a reunião colaborou para uma melhor compreensão dos processos de cultivo e oportunidades de comercialização existentes para as plantas medicinais visando trazer uma alternativa de renda para o agricultor familiar fortalecendo assim, a produção familiar.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Unidade local Instituto de desenvolvimento rural do Paraná Iapar/Emater

Emater e parceiros viabilizam reunião sobre Plantas Medicinais em Roncador
Emater e parceiros viabilizam reunião sobre Plantas Medicinais em Roncador
Emater e parceiros viabilizam reunião sobre Plantas Medicinais em Roncador

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal