Campo Mourão, quarta-feira, 17 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

26/02/2020

Vacina contra sarampo vai até dia 13 de março em Campo Mourão

Vacina contra sarampo vai até dia 13 de março em Campo Mourão

Segue até o dia 13 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todas as unidades de saúde do município. No Paraná o público alvo são pessoas de 5 a 59 anos. "Deve ser vacinado quem estiver com o esquema vacinal incompleto. Para o público de 20 a 29 anos, a vacinação ocorre mesmo para quem já tenha tomado todas as doses anteriormente", explica a enfermeira Edna Simão, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Ela lembra que a eliminação da circulação do vírus somente será possível com o alcance da meta de 95% de cobertura vacinal.  Até a semana passada foram aplicadas cerca de 1.700 doses. A vacina é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Não devem tomar a vacina pessoas com a imunidade baixa, mulheres grávidas, menores de seis meses de idade e pacientes que tomam medicações imunossupressoras.

A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A primeira dose deve ser aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), e a segunda dose aos 15 meses de vida com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora). A população com até 29 anos deve receber duas doses da vacina. E para as pessoas que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos basta ter o registro de uma dose.

Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas. E aquelas que desejam engravidar, devem aguardar no mínimo 30 dias após receber a dose da vacina. 

DOENÇA – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.    

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Vacina contra sarampo vai até dia 13 de março em Campo Mourão
Vacina contra sarampo vai até dia 13 de março em Campo Mourão

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal