Campo Mourão, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

28/02/2020

Manutenção de casa e apartamento em Londrina, onde eu gasto menos?

Manutenção de casa e apartamento em Londrina, onde eu gasto menos?

A cidade de Londrina, localizada no estado do Paraná, fica a 381 quilômetros da capital Curitiba e é a segunda cidade mais populosa do território paranaense. Detendo a estimativa de 569.733 habitantes, Londrina é a cidade encarregada de interligar comercialmente a região Sul à região Sudeste, caracterizando-se como um importante centro comercial, financeiro, industrial, urbano, cultural e administrativo do norte do seu estado.

Sendo denominado como a “Pequena Londres”, o cidadão londrinense é contemplado por residir em uma das principais cidades do interior brasileiro, sobretudo pelo seu potencial urbanístico que a assemelha com as capitais nacionais, da mesma maneira, atraindo investimentos de empresários e, consequentemente, favorecendo sua estruturação mais abrangente.

Levando consigo o PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 1.846.947.590, a renda que envolve o município é expressiva e incumbe-se de garantir recursos as autoridades para que, no dia a dia, elas possam identificar as necessidades dos cidadãos e, agindo com responsabilidade, supri-las a fim de satisfazer os seus anseios. O PIB per capita (Renda por pessoa) que corresponde à média de arrecadação mensal de cada cidadão londrinense, por sua vez, é expressivo, registrando o montante de R$ 33.374,00 e comprovando o alcance financeiro do habitante da cidade, que obtêm condições de efetuar aquisições recorrentes que impulsionem a economia local.

A economia e qualidade de vida da cidade

No tocante ao panorama econômico londrinense, a cidade sugestiona efetivamente o estado do Paraná como um todo, representando o município mais rico do norte paranaense e fundamentando seus meios de capitalização ao setor de serviços, predominantemente, além da indústria e agropecuária, classificando Londrina como um polo financeiro versátil e que se adéqua às novas propensões do consumo e do mercado, produzindo em conformidade com a sinalização da demanda.

A qualidade de vida na cidade, inclusive, é outro diferencial em relação aos demais municípios que possuem proximidade com Londrina. Exibindo um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,778, considerado alto para os padrões nacionais, este registro vai de encontro à narrativa que norteia a maioria dos cidadãos do mundo moderno, que tratam como prioridade residirem numa localidade que associa qualidade de vida, desenvolvimento humano, estruturação e condições favoráveis para crescimento pessoal e profissional.  Mais precisamente nas décadas de 1950 e 1960, a cidade de Londrina protagonizou um processo revolucionário em relação a sua verticalização, devido ao plantio de café, tendo em vista que, na época, a cidade chegou a produzir em torno de 51% do café de todo o planeta, levantando recursos e adquirindo condições de progredir estruturalmente, desta forma, crescendo no aspecto urbano. As casas para alugar em Londrina, juntamente a oferta de vendas, tornaram-se mais abundantes, suprindo uma lacuna em expansão na cidade e comportando a parcela populacional que se difundia.

Londrina e sua infraestrutura

Com a chegada do século XXI, o município passou a se destacar pela sua infraestrutura consolidada, alinhando-se as cidades brasileiras com maior notoriedade nesta esfera e satisfazendo seus moradores.

No que diz respeito à educação, os serviços público e privado ofertados na cidade notabilizam-se através do respaldo de 288 pré-escolas, 211 escolas de ensino fundamente e 67 de nível médio, além, claro, da vasta oferta de universidades em Londrina, que asseguram conhecimento aos estudantes e associam um forma facilitado de aprendizado ao acesso irrestrito à informação, tecnologia  e ciências, credenciando os jovens de hoje a ingressarem no mercado de trabalho com um conhecimento abrangente. Dentre as quais, podemos mencionar a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Faculdade Norte Paranaense (UNINORTE), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

 

Créditos da imagem: Pexels

Já o transporte de Londrina, por sua vez, é fornecido por ônibus locais e metropolitanos, que operam de maneira otimizada almejando compreender toda a extensão da cidade, garantindo deslocamentos seguros e ágeis. Além disso, o Aeroporto de Londrina encarrega-se de amparar aqueles habitantes que necessitam do transporte aéreo para fins profissionais.

Por fim, a saúde londrinense é conceituada e abriga hospitais extremamente reconhecidos no estado, designando-os a suprir as necessidades do cidadão através de atendimento ágil, diagnósticos certeiros e tratamentos eficientes, no busca incessante para combater as enfermidades. Que a cidade de Londrina compreende virtudes que reforçam o desejo de brasileiros espalhados por todo o país a rumarem para a cidade, isso não é novidade para ninguém.

O estado paranaense e seu baixo desemprego

Agora, para reforçar esse anseio e predileção do cidadão, eles são norteados pela queda do desemprego no estado do Paraná. Enquanto a média de desocupação nacional é de 11,9%, o índice que corresponde aos paranaenses carentes de emprego está muito aquém deste registro, indicando uma taxa de 7,8% e atribuindo o cenário ao desenvolvimento londrinense, que tem o consumo fomentado e, desta forma, alinha a oferta de emprego com a demanda, minimizando a incidência de desempregados.

O mercado de imóveis em Londrina

Diante deste panorama, segmentos variados foram impactados pela retomada de confiança do consumidor, dentre os quais, mencionamos o setor imobiliário. Anteriormente, embasados pela falta de oferta oriunda da timidez econômica que envolvia o país, os moradores da cidade não sentiam-se estimulados a investir.

 No entanto, identificando o crescimento da empregabilidade como válvula propulsora da economia tornou-se recorrente a busca por casas e apartamentos para alugar em Londrina. Ainda assim, a aceleração não tão acentuada do mercado restringiu parcialmente as movimentações, tamanha a desconfiança perante o cenário de imóveis.

Casas ou apartamentos: Qual o menor custo de manutenção?

Com isso, os apartamentos, mais compactos e que compreendem um custo de manutenção mensal menor, passaram a registrar maior procura. E a preferência por investimentos mais retraídos e que se enquadram de maneira mais assertiva à realidade do brasileirofoi ratificada, atrelada ao boomnas locações, que demandam menor investimento em relação à aquisição de um imóvel e que se intensificaram no último ano.

É correto afirmar que, embora a projeção para a década seja otimista, o consumidor ainda opte por um aluguel em Londrina, gerando maior segurança financeira e estabilidade para que, daqui a uns anos, quando o cenário econômico sinalizar como mais viável as compras de imóveis, o consumidor detenha o suporte financeiro que o credenciará a conclusão de um negócio desta magnitude.

Gostou deste artigo sobre Manutenção de casa e apartamento em Londrina, onde eu gasto menos? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Marcos Oliveira

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal