Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

16/03/2020

II Encontro da Mulher Rural & Urbana em Barbosa Ferraz

II Encontro da Mulher Rural & Urbana em Barbosa Ferraz

Foi realizado nesta quinta-feira, 12, o 2º Encontro da Mulher Rural & Urbana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), realizado pela Prefeitura, CRAS, Sindicato Rural, Sindicato do Trabalhador Rural e Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar -Emater, e contou com a presença 160 participantes.

Foram abordados assuntos de interesse das mulheres como a médica Lígia Garcia dos Santos, falando sobre prevenção dos inúmeros fatores que influenciam a saúde da mulher,os hormônios, os fatores sociais, as violências, o envelhecimento, os enfatizou que hábitos saudáveis é a melhor maneira de prevenir doenças. Reforçou ainda a importância doautoexame: “Ninguém melhor que a mulher para conhecer seu próprio corpo”. Concluiu.

Na sequência houve a fala do Advogado Previdenciário Paulo Bichara, que abordou os benefícios previdenciários e o papel da mulher, explicou as participantes sobre os benefícios previdenciários concedidos pelo INSS aos segurados e seus dependentes, entre eles, a aposentadoria: por invalidez, por idade; aposentadoria rural, aposentadoria híbrida, pensão por morte dentre outras. Ao final passou a responder a perguntas feitas pelas participantes, tornando o encontro ainda mais interessante.

Para os extencionistas Marcos Brito e Marcelo Agenciano, a ampliação da aposentadoria para as mulheres rurais é uma das maiores políticas de renda nos últimos anos, comentaram que o papel da Extensão Rural do Paraná é apoiar ações integração de mulheres, promovendo o seu protagonismo de maneira a ocupar o seu lugar dentro da sociedade de maneira plena.

Em depoimento, a agricultora familiar Roseli Sanches falou que participar do Encontro permitiu esclarecer algumas dúvidas e perceber que a mulher precisa se cuidar melhor. A agricultora disse: “Agora entendo o que a médica tem dito e pedido: se toque, se conheça.” E agora entendo a importância de se fazer os exames na hora certa, conclui a participante, já Silvia Elaine da Silva Bitencourt, falou sobre as explicações dadas sobre a previdência social, já que essas permitiram que dúvidas fossem sanadas, principalmente sobre as questões de pensão por morte e novo casamento. “O advogado falou de maneira que todas nós entendêssemos. Foram feitas muitas perguntas, mesmo com o tempo esgotado a vontade era de ouvir mais”.

Momento de muita emoção foi quando da participação da moradora do Lar do Idoso Santa Rita Cássia de Barbosa Ferraz, senhora Sônia Martins de Souza, 66 anos, que dividiu com as participantes algumas de suas experiências de vida. A gestora do Lar, ZegildaCafisso, acompanhou a idosa que recebeu aplausos calorosos. Cafisso destacou a importância dos trabalhos prestados pelos colaboradores, profissionais e voluntários cuidam do Lar e de seus moradores. Para ela a necessidade do convívio entre as gerações merece mais atenção e fez convite às mulheres para uma visita.

o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz, Marcílio Pinto Barbosa esteve representando o Prefeito EdenilsonMiliossi, agradeceu a presença de todas e desejou a elas um feliz dia da mulher, a seguir foi servido o almoço e houve também sorteio de brindes.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Unidade local IDR-Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná ? Iapar -Emater

II Encontro da Mulher Rural & Urbana em Barbosa Ferraz
II Encontro da Mulher Rural & Urbana em Barbosa Ferraz
II Encontro da Mulher Rural & Urbana em Barbosa Ferraz
II Encontro da Mulher Rural & Urbana em Barbosa Ferraz
II Encontro da Mulher Rural & Urbana em Barbosa Ferraz

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal