Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

17/03/2020

Campo Mourão tem caso suspeito de Coronavírus e secretário diz que "O pior está por vir"

Campo Mourão tem caso suspeito de Coronavírus e secretário diz que "O pior está por vir"

O secretário de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, informou durante encontro regional na sede da Comcam, na tarde dessa segunda-feira, 16, que Campo Mourão já tem o primeiro caso suspeito de Coronavírus (Covid-19). Prefeitos da região e secretários da saúde se reuniram para discutir um plano de contingenciamento regional contra a doença.

Santos informou que o município atendeu o caso suspeito em uma unidade de Saúde. O paciente esteve em Balneário Camboriú e teve contato um amigo uruguaio, país onde já existe caso positivo do vírus. “Ele está aqui em Campo Mourão, ficou desde sexta-feira circulando, mas só procurou hoje [segunda-feira] a Unidade de Saúde. Só da família tem oito dentro da casa e a mãe me falou que vai mandar as crianças para escola sim, que não tem com quem deixar e daí”, preocupou-se o secretário.

Devido ao cenário de pandemia e situação de caos recorrente em países que estão enfrentando o vírus, o secretário disse acreditar que o ‘pior está por vir’. “Quando tiver caso positivo aqui e na região, diante do que a gente ouve na mídia poderá até ter falta de alimentos nos mercados, vai ser uma loucura. Eu fico muito preocupado vendo todo este cenário, como na Itália, por exemplo, e China”, comentou Santos. 

Ele disse que provavelmente o vírus já esteja em circulação na região e se não estiver vai chegar a um curto prazo. “Não temos como não ter certeza que temos o vírus circulando aqui. Pelo contrário, talvez ele esteja e não se enquadre no que o Estado ou Ministério da Saúde está colocando como caso suspeito. Mas não sabemos até que ponto ainda”, alertou. O secretário disse acreditar que a luta contra o vírus será uma briga ‘solitária’ dos municípios, mesmo sem estrutura para o enfrentamento. “Não estamos nos sentimos abraçados pelo governo. Acho que vai ser cada um por si e Deus por todos”, preocupou-se. 

Ele disse que em Campo Mourão a Saúde está bastante preocupada.  Informou que o município tem 16 unidades de saúde e provavelmente irá desativar uma de PSF para ser colocada em funcionamento como ambulatório de doenças respiratórias por um período das 7h30 às 23 horas  para que aquele paciente que tenha sintomas do Covid-19 seja direcionado para lá para que não entre em contato com outros pacientes. “A gente ainda não sabe se vai dar certo”, observa, ao declarar: “estamos contando muito com a sorte e sendo muito otimistas achando que o Brasil vai ser exceção em relação àqueles que já estão vivendo ou já vieram este momento  que estamos entrando.”

O secretário acrescentou que se estourar casos de Covid-19 em Campo Mourão, o município não tem leitos suficientes para dar conta. “Eu não tenho hospital municipal, tenho uma UPA com 14 leitos. O meu acesso ao hospital Pronto Socorro e Santa Casa é o mesmo de vocês [municípios]. Temos um percentual de leitos que tenho que cadastrar lá e pronto. Não tenho vantagens por ter hospitais aqui”, disse. 

Ele criticou também que teve municípios encaminhado casos suspeitos de Covid-19, que inclusive deram negativos, para a Santa Casa. “Eu acho um absurdo você ocupar um espaço que temos dengue e uma série de outras coisas por uma suspeita de Coronavírus. E além disso, o protocola fala que casos suspeitos tem que ter isolamento domiciliar”, argumentou. 

O que é o Coronavírus?

O Coronavírus (Covid – 19) é uma doença ocasionada por um vírus. É como se fosse uma gripe. Possuí até os mesmos sintomas. Mas trata-se de um vírus recém descoberto. Ainda não conhecido da ciência. Embora milhares de pesquisadores estejam debruçados, tentando achar uma cura, ela ainda não existe. O que se tem é tratamento. Ele evita o agravamento da doença, reduzindo o desconforto do paciente. Ainda não há remédio para aniquilar o vírus. Também não existem vacinas.

O Ministério da Saúde sugere que todos os brasileiros avaliem se há mesmo a necessidade em realizar viagens neste momento. Se for possível, adie. Mas se isso acontecer, é recomendado que, na volta, atente para a sua condição de saúde nos 14 dias a seguir. Uma vez com os sintomas, buscar ajuda médica o quanto antes.

O Coronavírus é uma doença de baixa letalidade, ou seja, mata pouco. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 80% dos casos são leves. Então, não há motivos para pânico. A maior preocupação recai sobre idosos ou pessoas com doenças crônicas.

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra. Ou por contato próximo, até 2 metros. Neste caso o vírus pode ser transmitido através de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque e aperto de mãos.

Os sintomas são parecidos como a de uma gripe comum. O infectado tem febre, tosse e dificuldade em respirar. Geralmente é uma doença leve ou moderada. Em alguns casos pode ficar grave.

Como se proteger

- Lave as mãos com água e sabão, frequentemente
- Utilize álcool gel nas mãos
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou braço. Nunca com as mãos
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas. Fique em casa até melhorar
- Evite tocar a boca, olhos e nariz com as mãos não lavadas
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, copos, pratos e toalhas
- Evite aglomerações
- Mantenha os ambientes ventilados

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | TRIBUNA DO INTERIOR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal