Campo Mourão, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

24/03/2020 | Concebido por Goioerê

CreaJr-PR aproxima estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências do sistema profissional

CreaJr-PR aproxima estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências do sistema profissional

Criado em 2005, o Programa CreaJr-PR segue o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do Sistema Profissional Confea/Crea-PR (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). A iniciativa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável.

No Paraná, os membros dirigentes dividem-se em oito Comissões Acadêmicas Regionais (CARs), conforme as oito Regionais Administrativas do Crea-PR. Na comissão da Regional Cascavel, que compreende o Oeste do Estado, JheniferBersch de Souza, acadêmica de Engenharia Civil da Unipar, está à frente da comissão acadêmica. “Nossa intenção é levar para os alunos e futuros profissionais o verdadeiro sentido do Crea-PR, porque os acadêmicos desconhecem os serviços e todas as possibilidades que o Conselho oferece para os bons profissionais”, afirma.

Ainda segundo a acadêmica e dirigente do CreaJr em Cascavel, por meio do programa os acadêmicos têm acessos a vários benefícios. “Nós temos, por exemplo, acesso à biblioteca e a diversos cursos gratuitos ou com descontos na inscrição”, observa.

A coordenadora do curso de agronomia da FAG, a Engenheira Agrônoma Ana Paula Mourão Simonetti, apresenta o CreaJr em suas aulas sobre ética e legislação abordando os temas do Sistema Confea/Crea. Segundo ela, os acadêmicos não sabem quais são as atribuições do Conselho. “Nessas disciplinas sempre falo sobre as leis e aproveito para esclarecer os alunos sobre o CreaJr. Além disso, em outros períodos também aproveito as oportunidades para falar sobre o programa. É importante, pois esclarece e tira muitas dúvidas dos alunos sobre o Crea-PR”, garante a coordenadora.

De acordo com a professora Ana Paula, o CreaJr passou recentemente por mudanças que serão ainda mais benéficas aos acadêmicos. “O CreaJr está ainda mais ativo e o estudante que fizer parte do programa terá mais benefícios, como por exemplo participar de cursos ligados à oratória e ao mercado de trabalho”, conclui.

No Paraná, são 6 mil membros cadastrados no CreaJr-PR. Os eventos do programa geram horas complementares, importantes para os acadêmicos. Também há o memorial de experiências para emissão de registro de atividade técnico-acadêmica (RTA); e o banco de estágios, disponibilizado na área restrita do CreaJr-PR, para cadastro do currículo do estudante que será visualizado pelas empresas registradas no Crea-PR, entre outros benefícios.

Na região Oeste, além do CreaJr-PR, os acadêmicos têm a oportunidade de participar também de entidades de classe como a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AEAC) onde se beneficiamde algumas medidas em parceria com o CreaJr. “De acordo com o nosso estatuto, os estudantes do último ano das engenharias podem se associar a AEAC sem custo nenhum no primeiro ano. Este ano, inclusive, nós entregamos aqui na Associação, juntamente com o Crea-PR, os registros desses novos profissionais com esse benefício”, explica o presidente da AEAC, Engenheiro Agrícola, ValmorPietsch. Ainda segundo o presidente da AEAC, outra questão importante é tratada com os alunos logo no início dos cursos nas faculdades. “Nossos profissionais e do Crea-PR, sempre dão palestras sobre ética aos jovens estudantes nas faculdades logo no início dos cursos e isso é muito importante, porque os acadêmicos passam a enxergar, de imediato, a importância do exercício ético da profissão.”, conclui.

O programa

O CreaJr-PR é aberto a todas as instituições de ensino paranaenses, tanto as de nível superior quanto as de nível tecnológico. Todos os estudantes de cursos relacionados ao Sistema Confea/Crea de instituições de ensino paranaenses, devidamente matriculados, podem participar, gratuitamente.

Benefícios

Após cadastrar-se no CreaJr-PR, o estudante tem acesso a:

-Impressão online da carteira de membro do CreaJr-PR, que concede descontos em cursos ofertados por algumas entidades de classe parceiras;

-Banco de estágios – constam as vagas de estágio ofertadas pelas empresas registradas no Crea-PR; o estudante precisa apenas cadastrar seu currículo e as empresas poderão visualizar as vagas de estágio do CIEE;

-Memorial de experiências – para emissão de RTAs;

-Publicação de artigos e trabalhos na Biblioteca Virtual do Crea-PR;

-Participação em reuniões e eventos do Crea-PR (sendo membro dirigente do programa); entre outros.

Como participar

Os interessados podem acessar o Blog do CreaJr-PR (creajrpr.wordpress.com) ou entrar em contato com a dirigente da comissão regional do CreaJr em Cascavel, JheniferBersch de Souza, pelo telefone (45) 99828-0194.

Em tempos de isolamento social, para o combate ao Covid-19 (novo coronavírus), as reuniões presencias estão suspensas preventivamente até 5 de abril. Mas, as demais atividades de cadastro e serviços online estão funcionando normalmente.

Acesse também as plataformas do CreaJr no Instagram e Facebook (@creajrpr e facebook.com/creajrpr)

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | Crea-PR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal