Campo Mourão, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

02/04/2020

Primeira morte por Covid-19 é confirmada, casos aumentam e Saúde reforça necessidade de prevenção

Primeira morte por Covid-19 é confirmada, casos aumentam e Saúde reforça necessidade de prevenção

Foi confirmada nesta quinta-feira, 02, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) a primeira morte causada por Coronavírus (Covid-19) no município de Campo Mourão.  O paciente foi um aposentado de 72 anos, que morreu na tarde de terça-feira, 31, na UTI da Santa Casa. Ele havia sido internado na sexta-feira com sintomas da doença. O sepultamento foi realizado sem velório e seguindo os protocolos para a doença.

Outros três casos suspeitos também foram confirmados pelo Lacen, o que eleva para 9 o número de pacientes infectados pelo vírus somente no município de Campo Mourão. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 19 casos suspeitos ainda aguardam resultados dos exames e 88 pessoas estão em monitoramento, entre elas os familiares do paciente que faleceu. Os casos descartados somam 51 até agora.

Sete dos 13 leitos de UTI na Santa Casa estão ocupados por pacientes com suspeita ou confirmados para Covid-19. Além de 4 pacientes de Campo Mourão, há um de Iretama e dois de Araruna. O hospital conta ainda com uma Clínica para Covid-19 com 5 pacientes em isolamento. O primeiro caso confirmado deu entrada no hospital no dia 19 de março.

“Os números não são nada animadores. Para se ter uma ideia, Campo Mourão está se igualando a Londrina em número de casos confirmados. Isso só reforça a necessidade de mantermos as medidas de prevenção, especialmente o isolamento social, pois o vírus está circulando e não temos estrutura para atender a demanda se esses números continuarem subindo”, observa o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, que na tarde desta quinta-feira, 02, esteve reunido com o Comitê de Crise.

O secretário informou que a Santa Casa é o hospital referência para atendimento da doença e já prepara a ampliação de leitos de UTI. Por parte do município também foram adotadas várias medidas, como o decreto que restringe a atividade comercial para evitar aglomerações, cancelamento de eventos públicos, bem como ações como desinfecção de vários locais públicos. 

Profissionais da Saúde trabalham no monitoramento e diariamente são emitidos boletins e realizadas transmissões ao vivo pelas redes sociais para informar a população. A UPA foi definida como local para atendimento de pacientes com sintomas de doenças respiratórias. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal