Campo Mourão, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

08/07/2020

UPA passou por adaptações para atendimento em tempo de pandemia

UPA passou por adaptações para atendimento em tempo de pandemia

A pandemia de Coronavírus exigiu várias medidas da administração municipal, uma delas a adaptação da estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atendimento específico a pessoas com sintomas de doenças respiratórias. Com isso, a UPA, montada para atender casos de urgência e emergência de média complexidade, recebeu uma nova porta de entrada, separada da entrada principal. Além de uma tenda para recepção e espera dos pacientes, foi colocado até um banheiro móvel do lado de fora para não misturar os pacientes.
 
A enfermeira responsável, Simone Pelegrina, que é servidora de carreira do município, explica que com o número de casos em expansão, a procura aumentou muito. Além de adequações, a chegada da Covid exigiu contratação de novos profissionais e treinamentos. 
 
Ela lembra que o atendimento a pacientes com sintomas de Covid-19 tem que obedecer protocolos. “Tem que fazer a coleta para exame, isolamento social, várias orientações, então é um atendimento que exige mais tempo. Tem que ter paciência, pois temos vários protocolos a serem seguidos que começa pelo atendimento aqui e continua em casa”, esclarece.
 
Pacientes detectados com sintomas de Covid passam pelo teste PCR, coletado com cotonete. “Esse é o teste para quem tem sintomas, coletado entre o terceiro e quinto dia de sintomas. Mas tem que passar por consulta médica. Não é chegar aqui e dizer que quer fazer o teste”, orienta. 
 
Simone lembra que o paciente suspeito de Covid que faz o teste tem que ficar isolado. “Não podemos fazer o teste com uma pessoa suspeita e ela se recusar a ficar em isolamento total. Tem que isolar inicialmente pelo menos até chegar o resultado do teste”, enfatiza.
 
SANTA CASA – O encaminhamento para o hospital depende da situação clínica do paciente. “No caso de sintomas mais acentuados o médico pede tomografia de tórax”, frisa, ao lembrar que na UPA existe uma estrutura para os primeiros atendimentos, com oxímetro, oxigênio e primeiras medicações.

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

 

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

UPA passou por adaptações para atendimento em tempo de pandemia
UPA passou por adaptações para atendimento em tempo de pandemia

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal