Campo Mourão, sábado, 27 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

18/08/2020

Programa Sementes foi iniciado no município de Iretama

Programa Sementes foi iniciado no município de Iretama

A unidade local do IDR-Paraná, instituto de desenvolvimento rural do Paraná, Iapar-Emater de Iretama começou a execução de um Programa de Sementes, que tem como parceiros a secretaria municipal de Agricultura e Assistência Social, este programa é parte estratégica do Projeto de Promoção Social e Cidadania, que tem por objetivo promover a inclusão social e produtiva contribuindo para a superação das situações de vulnerabilidade das famílias rurais. A segurança alimentar e nutricional é uma das linhas de ação que contribuem com a superação da situação vulnerável em que se encontra o público beneficiário do projeto, constituído por povos indígenas e de comunidades tradicionais, além de agricultores familiares.

A realidade deste público é caracterizada pela renda per capta mensal de até R$ 178,00 (Cento e setenta e oito reais), pequenas áreas de terra para cultivo, pouca ou nenhuma disponibilidade de insumos para 3/7 produção, dificuldade de acesso aos mercados e estados de insegurança alimentar e nutricional, especialmente entre crianças menores de 5 anos. (CAD-ÚNICO 2019).

Em Iretama o Programa Sementes vai disponibilizar sementes de feijão de variedade Campos Gerais, para viabilizar a produção para autoconsumo, tendo em vista a diminuição do estado de insegurança alimentar do público beneficiário, bem como a geração de renda através da comercialização do excedente. Também objetiva estimular a guarda de sementes para safras futuras, na expectativa de reduzir a dependência dessas famílias, quanto a este aspecto.

Uma das beneficiarias, Adriana Nogueira, falou: “ é muito bom receber as sementes para o plantio, pois as condições financeiras são muito difíceis e já ganhando as sementes, o dinheiro já sobra para comprar outras coisas”.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | Unidade local do IDR-Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Iapar-Emater de Ireta

Programa Sementes foi iniciado no município de Iretama
Programa Sementes foi iniciado no município de Iretama
Programa Sementes foi iniciado no município de Iretama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal