Campo Mourão, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Campo Mourão

13/10/2020

Restaurar de Campo Mourão atendeu pacientes com cadeiras motorizadas

Restaurar de Campo Mourão atendeu pacientes com cadeiras motorizadas

Um total de 28 pacientes que necessitaram de cadeiras de rodas motorizadas foram atendidos a partir do ano passado pelo Restaurar, que é um programa da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão voltado a reabilitação física. O programa também fornece cadeiras de rodas comuns e cadeiras de banho.

“O Restaurar ainda possui uma lista de espera para cadeiras de rodas motorizadas e tetra e estamos no aguardo da entrega pelas empresas contratadas através de licitação pública”, explica o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos. Ele ressalta que além dos serviços prestados aos mourãoenses, o Restaurar realiza consulta médica na área de ortopedia para os demais municípios da região.

“Exclusivamente para os pacientes de Campo Mourão, são repassadas fraldas geriátricas e materiais medico hospitalares, como sondas”, acrescenta o secretário. O programa possui em seu quadro técnico quatro fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga, uma enfermeira e uma assistente social.

A porta de entrada do Restaurar se inicia com o encaminhamento médico, e em se tratando de bolsas de colostomia, sondas e fraldas é realizado o cadastro (entrevista) com o paciente e no caso específico das fraldas é também realizada a visita domiciliar. No caso de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, o paciente passa por consulta com ortopedista, após o cadastro é auditado pela Secretaria de Saúde para verificação se o CID apresentado condiz com o bem solicitado (através da tabela SIGTAP/SUS).

Para as cadeiras motorizadas o paciente além de se enquadrar dentro de uma das comorbidades tratadas pela tabela SIGTAP/SUS, deve passar por avaliação médica, do fisioterapeuta e da terapeuta ocupacional que determinará sua condição física e mental para manobrar a cadeira. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334 |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal